Pedagogia social: nos marcos da educabilidade social
DOI:
https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61737Resumen
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a categorização em domínios, do que se entende e conhece como educação não formal, bem como historicizar a Pedagogia Social. Outro ponto a ser abordado será a estratificação social ao fazer um recorte na população entregue à própria sorte, em vulnerabilidade social, que sobrevive às desigualdades sociais e usuários da Educação Social em todos os aspectos. Desta forma, propomos uma discussão sobre a atual conjuntura da educação em nosso país, a existência de uma escola dual e, portanto, desigual. Afirmar o protagonismo do sujeito através dos Marcos da Educabilidade Social, também é o objetivo, além de mostrar que a Pedagogia Social é contra hegemônica e se opõe ao modelo de educação apresentada desde 1824, com a primeira Constituição Imperial, que ainda continua e, é influenciada pelo pensamento da classe dominante, logo, pela cultura dominante. Demonstrar então que, os territórios dos conhecimentos ocorrem, apresentam fronteiras, mas que estas não significam barreiras, e trazem várias reflexões na práxis do Educador Social. Apontar por fim, as contribuições da Pedagogia Social para a transformação do sujeito e este da sociedade, o que nos leva a pensar qual o papel do Pedagogo/Educador Social diante desta realidade.