TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) - O DIREITO DE SER E VIVER

Autores/as

  • Adriana Petrucio da Silva Fonseca
  • Isabele Afonso da Silva Corrêa

Palabras clave:

Autismo, Direitos Humanos, Dignidade, Fisioterapia, Psicopedagogia

Resumen

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado como uma temática bastante recorrente
em nossa sociedade, e sua discussão vem se desenvolvendo aos poucos no decorrer dos anos.
Tornou-se um dos grandes desafios a serem enfrentados, no que diz respeito à garantia dos direitos
básicos, previstos em Lei. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar os direitos e respeito à
dignidade humana no atendimento socioeducativo dos Autistas. Foi realizada uma pesquisa
bibliográfica embasada teoricamente por autores renomados na área do autismo e da educação
inclusiva. Com o aumento da demanda, essas políticas de proteção ao autismo se tornam uma luta
coletiva. A princípio abordaremos a importância da atuação da Psicopedagogia e da Fisioterapia em
um contexto geral entrelaçando o direito de ser e viver, onde deixa de ser um problema apenas das
famílias que tem uma pessoa dentro do espectro autista, mas de toda a sociedade que deve estar
preparada para atender esse indivíduo.

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Publicado

2024-08-13

Cómo citar

PETRUCIO DA SILVA FONSECA, A. .; AFONSO DA SILVA CORRÊA, I. . TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) - O DIREITO DE SER E VIVER. Revista Pedagogia Social UFF, v. 17, n. 1, 13 ago. 2024.