TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) - O DIREITO DE SER E VIVER
Palabras clave:
Autismo, Direitos Humanos, Dignidade, Fisioterapia, PsicopedagogiaResumen
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado como uma temática bastante recorrente
em nossa sociedade, e sua discussão vem se desenvolvendo aos poucos no decorrer dos anos.
Tornou-se um dos grandes desafios a serem enfrentados, no que diz respeito à garantia dos direitos
básicos, previstos em Lei. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar os direitos e respeito à
dignidade humana no atendimento socioeducativo dos Autistas. Foi realizada uma pesquisa
bibliográfica embasada teoricamente por autores renomados na área do autismo e da educação
inclusiva. Com o aumento da demanda, essas políticas de proteção ao autismo se tornam uma luta
coletiva. A princípio abordaremos a importância da atuação da Psicopedagogia e da Fisioterapia em
um contexto geral entrelaçando o direito de ser e viver, onde deixa de ser um problema apenas das
famílias que tem uma pessoa dentro do espectro autista, mas de toda a sociedade que deve estar
preparada para atender esse indivíduo.