A máscara não pode ser esquecida
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i35.36386Keywords:
silenciamento, máscara de flandres, Anastácia, escravidãoAbstract
Em 1968, a Igreja do Rosário, localizada no subúrbio carioca. montou uma exposição em homenagem aos 80 anos de Abolição da Escravatura, revelando entre as obras expostas a litografia Castigo de Escravos. A imagem carrega uma figura feminina de olhos fixos que nos encaram, enquanto em sua boca leva uma espécie de mordaça, conhecida como máscara de flandres. Ganhando apreço de religiosos, hoje ela é afamada como a Escrava Anastácia. Não se sabe ao certo a biografia oficial da escrava, o que nos diz respeito a profundas tentativas de silenciamento. O intuito do presente artigo é trazer uma análise através das biografias e imagem de Anastácia, do ponto de vista da teórica e artista Grada Kilomba e dos trabalhos da artista visual Rosana Paulino. Ambas resgatam a imagem de Anastácia e a máscara de flandres para o campo simbólico de maneira a criar uma metáfora sobre os processos de colonização, silenciamentos e como os resquícios dessa violência nos afeta até os dias atuais.
Downloads
References
HAAG, Carlos. Ossos que falam: escavações na zona portuária do Rio de Janeiro revelam retrato pouco conhecido da escravidão. Rio de Janeiro: Pesquisa FAPESP, 2011.
HANDLER, Jerome; HAYES, Kelly. Escrava Anastácia: The Iconographic History of a Brazilian Popular Saint. African Diaspora: Journal of Journal of Transnational Africa in a Global World, n. 2, p. 25-51, 2009.
KILOMBA, Grada. Descolonizando o conhe-cimento: uma palestra-performance de Grada Kilomba. 2016. Tradução: Jessica Oliveira. Disponível em http://www.goethe .de/mmo/priv/15259710-STANDARD.pdf.
KILOMBA, Grada. The Mask. In: Plantation Memories: Episodes of Everyday Racism. Münster: Unrast Verlag 2; Auflage, 2010.
LOPES, Fabiana; PALMA, Adriana Dolci; VOLZ, Jochen et al. Rosana Paulino: a cos-tura da memória. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018.
MARQUES, Tatiana Lee; MYCZKOWSKI, Ra-fael Schultz. Identidade tecida: Rosana Paulino costurando os sentidos da mulher negra. Revista Estúdio, Artistas sobre ou-tras obras, 2016, p. 95-103.
PAULINO, Rosana. Imagens de sombras. Tese Doutorado, Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo. 2011, 98p. Disponível em http://www.teses. usp.br/teses/disponiveis/27/27159/ tde05072011-125442/publico/tese.pdf
Sites
A beleza da escrava Anastácia. https://www.vix.com/pt/bdm/estilo/a-beleza-da-escrava-anastacia. Acesso em 18/3/2019.
Escrava Anastácia. Wikipédia, a enciclopé-dia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Es-crava_Anastacia. Acesso em 18/3/2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).