A máscara não pode ser esquecida
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i35.36386Palabras clave:
silenciamento, máscara de flandres, Anastácia, escravidãoResumen
Em 1968, a Igreja do Rosário, localizada no subúrbio carioca. montou uma exposição em homenagem aos 80 anos de Abolição da Escravatura, revelando entre as obras expostas a litografia Castigo de Escravos. A imagem carrega uma figura feminina de olhos fixos que nos encaram, enquanto em sua boca leva uma espécie de mordaça, conhecida como máscara de flandres. Ganhando apreço de religiosos, hoje ela é afamada como a Escrava Anastácia. Não se sabe ao certo a biografia oficial da escrava, o que nos diz respeito a profundas tentativas de silenciamento. O intuito do presente artigo é trazer uma análise através das biografias e imagem de Anastácia, do ponto de vista da teórica e artista Grada Kilomba e dos trabalhos da artista visual Rosana Paulino. Ambas resgatam a imagem de Anastácia e a máscara de flandres para o campo simbólico de maneira a criar uma metáfora sobre os processos de colonização, silenciamentos e como os resquícios dessa violência nos afeta até os dias atuais.
Descargas
Citas
HAAG, Carlos. Ossos que falam: escavações na zona portuária do Rio de Janeiro revelam retrato pouco conhecido da escravidão. Rio de Janeiro: Pesquisa FAPESP, 2011.
HANDLER, Jerome; HAYES, Kelly. Escrava Anastácia: The Iconographic History of a Brazilian Popular Saint. African Diaspora: Journal of Journal of Transnational Africa in a Global World, n. 2, p. 25-51, 2009.
KILOMBA, Grada. Descolonizando o conhe-cimento: uma palestra-performance de Grada Kilomba. 2016. Tradução: Jessica Oliveira. Disponível em http://www.goethe .de/mmo/priv/15259710-STANDARD.pdf.
KILOMBA, Grada. The Mask. In: Plantation Memories: Episodes of Everyday Racism. Münster: Unrast Verlag 2; Auflage, 2010.
LOPES, Fabiana; PALMA, Adriana Dolci; VOLZ, Jochen et al. Rosana Paulino: a cos-tura da memória. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018.
MARQUES, Tatiana Lee; MYCZKOWSKI, Ra-fael Schultz. Identidade tecida: Rosana Paulino costurando os sentidos da mulher negra. Revista Estúdio, Artistas sobre ou-tras obras, 2016, p. 95-103.
PAULINO, Rosana. Imagens de sombras. Tese Doutorado, Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo. 2011, 98p. Disponível em http://www.teses. usp.br/teses/disponiveis/27/27159/ tde05072011-125442/publico/tese.pdf
Sites
A beleza da escrava Anastácia. https://www.vix.com/pt/bdm/estilo/a-beleza-da-escrava-anastacia. Acesso em 18/3/2019.
Escrava Anastácia. Wikipédia, a enciclopé-dia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Es-crava_Anastacia. Acesso em 18/3/2019.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).