Imagem trans: transe, fabulação e sobrevivências na fronteira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.52941

Palavras-chave:

Umbanda; juventude; contação de histórias; Amazônia; gênero; fronteira; sobrevivência

Resumo

Em uma encruzilhada de confluências e divergências entre cinema, antropologia e artes visuais, o objeto deste texto se articula com o desenvolvimento de um longa-metragem sobre a rede de filhos e filhas de santo e o terreiro do Pai Jairo, e a fronteira na cidade de Tabatinga (AM), entre Brasil, Peru e Colômbia. Temos como base uma experiência híbrida de pesquisa junto à rede de jovens gays e trans atuantes na produção local de Umbanda mais ou menos próximos do mercado do sexo nesta tríplice fronteira. Apostamos nas potências da imagem e do ato narrativo e fabulativo enquanto chaves para habitar e transitar por mundos hostis e fazer emergir contrapoderes para transformar o real. O território especulativo ocupa um lugar especial na criação de mundos dessa rede, e os espaços de partilha narrativa marcam o seu cotidiano. Os nossos encontros com ela são atravessados pelas performances narrativas das jovens e de suas entidades companheiras. Com base nessas interações, pudemos também inventar e propor dispositivos metodológicos de "contação de estórias". Para sustentar nossas análises, apresentamos aqui algumas das muitas sequências narrativas íntimas que emergiram desses encontros.

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Biografia do Autor

Camila Freitas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Camila Freitas é mestranda em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ.

José Miguel Olivar, Universidade de São Paulo, Brasil

José Miguel Olivar é doutor em antropologia social e professor nas áreas de antropologia, gênero e sexualidade, e estudos sociais da ciência e da técnica na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2022-01-30

Como Citar

Freitas, C., & Olivar, J. M. . (2022). Imagem trans: transe, fabulação e sobrevivências na fronteira. REVISTA POIÉSIS, 23(39), 18-54. https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.52941