El arte brasileño no se limita al eje Río de Janeiro-São Paulo: acentos poéticos del Nordeste para una historia urgente del arte

Autores/as

  • Eduardo Bruno Universidade Federal do Pará, Brasil
  • João Paulo Lima Universidade Federal do Ceará, Brasil
  • Waldírio Castro Universidade Federal do Ceará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.52943

Palabras clave:

Acento Poético, Arte brasileña Nordeste brasileño, acento poético; arte brasileño; Nordeste brasileño

Resumen

Este texto se centra en la dimensión plural de la producción artística contemporánea del nordeste brasileño, a partir de la apropiación del término "acento" del campo de la lingüística. Busca establecer rupturas en/con la historia del arte nacional, tradicionalmente narrada por Río de Janeiro /São Paulo. Dividido en tres temas que pueden leerse en el orden que se prefiera, hilvana las reflexiones sobre el lugar del noreste en el sistema artístico nacional, con los debates históricos, poéticos, estéticos, políticos y sociales que se establecen entre las regiones del noreste y del sureste. Además, cada parte del texto moviliza un ámbito de referencias teóricas y artísticas y provoca la idea de acentos poéticos para demarcar territorios propositivos para la formulación de muchos otros (im)posibles mapas del arte brasileño.

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Biografía del autor/a

Eduardo Bruno, Universidade Federal do Pará, Brasil

Eduardo Bruno é Doutorando em Artes – UFPA com bolsa FAPESPA, mestre em Artes – ECA/USP com bolsa CAPES, especialista em Semiótica- UECE, graduado em Lic. em Teatro – IFCE e Gastronomia – UFC. Faz parte dos coletivos e grupo: Grupo EmFoco, Coletivo WE e Núcleo de Estudos da Performance. Tem experiência na área de Artes com ênfase em: arte contemporânea, performance e intervenção urbana. Possui textos em diversas publicações sobre arte contemporânea e é autor dos livros: “Nomadismo Urbano: Performance e Cartografia” e “O que é performance:31 programas performáticos para confundir a pergunta". É curador do Festival Imaginário Urbanos, foi curador da Mostra Sistema Aberto (2019,2020) e é um dos editores chefes da coleção bibliográfica Imaginários. 

João Paulo Lima, Universidade Federal do Ceará, Brasil

João Paulo Lima é Artista-performer-educador e escritor. Mestre em Literatura Comparada-UFC. Técnico em dança contemporânea e assessor de acessibilidade. Desenvolve suas pesquisas sobre corporeidades diversas. Dirigiu espetáculos como Kahlos, De las entrañas, Corpo Intruso. Elaborou solos em dança e as vídeo performances: Devotees e Cova. Formou parte do Núcleo de Estudos da Performance. É ativista dos direitos das pessoas com deficiência. 

Waldírio Castro, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Waldírio Castro é Artista transdisciplinar, arte educador, curador e produtor. É especialista em Semiótica pela (UECE). Atualmente integra o Mestrado em Artes - UFC e a Licenciatura em Artes Visuais - UNINTER. Formado na primeira turma do Curso Técnico em Teatro Musical SESI-SP e no Curso Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes. É integrante do Coletivo WE e do NUEP (Núcleo de estudos da performance). Tem interesse nas pesquisas em arte de modo expandido e adisciplinar. 

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Publicado

2022-01-30

Cómo citar

Bruno, E. ., Lima, J. P. ., & Castro, W. . (2022). El arte brasileño no se limita al eje Río de Janeiro-São Paulo: acentos poéticos del Nordeste para una historia urgente del arte. REVISTA POIÉSIS, 23(39), 55-72. https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.52943