Carnaval de rua no Rio de Janeiro: afetos e participação política.
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i11.10434Resumo
O crescimento do Carnaval de rua no Rio de Janeiro tem contribuído para mudar imagens e imaginários pela via da multiplicação de experiências e narrativas que enfatizam o valor de uso da cidade. Essa multiplicidade de experiências carnavalescas deixa entrever uma disputa pela identidade da festa. O artigo se propõe pensar, a partir da noção de festa, central em autores como Bakhtin e Lefebvre, as representações e disputas em torno do espaço público e do direito à cidade.
Palavras-Chave: Cultura Urbana. Música. Carnaval. Rio de Janeiro. Festa.
Downloads
Referências
ALBURQUERQUE JR., Durval Muniz. “Festas para que te quero: por uma historiografia do festejar”. Patrimônio e Memória. UNESP-FCLAs-CEDAP, v.7, n.1, p.134-150, jun. 2011
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo: Hucitec/UNB, 1987.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BURKE, Peter. A Cultura Popular na Idade Moderna: Europa, 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2001.
CAVALCANTI, Maria Laura. Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
COSTA, Jurandir Freire. A ética democrática e seus inimigos: o lado privado da violência pública. IN Nascimento, Elimar Pinheiro do (org.) Brasília: capital do debate – o século XXI – Ética, Rio de Janeiro/Brasília, 1997, p. 67-86.
CRUELLS, Adrià Pujol. Ciudad, fiesta y poder en el mundo contemporáneo. IN Liminar. Estudios Sociales y Humanísticos, Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas. San Cristóbal de las Casas, México, V.002, p. 36-49, Diciembre, 2006.
DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. – Para uma sociologia do dilema Brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1977.
FERNANDEZ, Nelson da Nóbrega. Escolas de Samba: Sujeitos celebrantes e objetos celebrados. Rio de Janeiro: Secretaria das Culturas. Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 2011.
FERREIRA, Felipe. Inventando Carnavais: O surgimento do carnaval carioca no século XIX e outras questões carnavalescas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.
FORTUNA, Carlos e SILVA, Augusto Santos. “A cidade do lado da cultura: Espacialidades sociais e modalidades de intermediação cultural”. IN: SANTOS, Boaventura de Souza. (org.). A Globalização e as ciências sociais. 2.ed. São Paulo- Cortez, 2002.
FRYDBERG, Marina Bay. Ó Abre Alas: Cultura e Economia através da Festa dos Blocos de Carnaval de Rua na Cidade do Rio de Janeiro. Trabalho apresentado no 38º Encontro Anual da Anpocs GT02 – Arte e Cultura nas Sociedades Contemporâneas, 2014.
SAPIA, Jorge E.; ESTEVÃO, Andréa Almeida de Moura. Considerações a respeito da retomada carnavalesca: o carnaval de rua no Rio de Janeiro. IN Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.9, n.1, p. 201-220, mai. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.