Carnaval de rua no Rio de Janeiro: afetos e participação política.

Autores

  • JORGE EDGARDO SAPIA IBMR Centro Universitário.

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i11.10434

Resumo

O crescimento do Carnaval de rua no Rio de Janeiro tem contribuído para mudar imagens e imaginários pela via da multiplicação de experiências e narrativas que enfatizam o valor de uso da cidade. Essa multiplicidade de experiências carnavalescas deixa entrever uma disputa pela identidade da festa. O artigo se propõe pensar, a partir da noção de festa, central em autores como Bakhtin e Lefebvre, as representações e disputas em torno do espaço público e do direito à cidade.

Palavras-Chave: Cultura Urbana. Música. Carnaval. Rio de Janeiro. Festa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JORGE EDGARDO SAPIA, IBMR Centro Universitário.

Mestre em Sociologia IUPERJ

Bacharel em Ciências Sociais UFF

Professor do Departamento de Relações Internacionais do IBMR

Referências

ALBURQUERQUE JR., Durval Muniz. “Festas para que te quero: por uma historiografia do festejar”. Patrimônio e Memória. UNESP-FCLAs-CEDAP, v.7, n.1, p.134-150, jun. 2011

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo: Hucitec/UNB, 1987.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BURKE, Peter. A Cultura Popular na Idade Moderna: Europa, 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2001.

CAVALCANTI, Maria Laura. Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

COSTA, Jurandir Freire. A ética democrática e seus inimigos: o lado privado da violência pública. IN Nascimento, Elimar Pinheiro do (org.) Brasília: capital do debate – o século XXI – Ética, Rio de Janeiro/Brasília, 1997, p. 67-86.

CRUELLS, Adrià Pujol. Ciudad, fiesta y poder en el mundo contemporáneo. IN Liminar. Estudios Sociales y Humanísticos, Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas. San Cristóbal de las Casas, México, V.002, p. 36-49, Diciembre, 2006.

DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. – Para uma sociologia do dilema Brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1977.

FERNANDEZ, Nelson da Nóbrega. Escolas de Samba: Sujeitos celebrantes e objetos celebrados. Rio de Janeiro: Secretaria das Culturas. Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 2011.

FERREIRA, Felipe. Inventando Carnavais: O surgimento do carnaval carioca no século XIX e outras questões carnavalescas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.

FORTUNA, Carlos e SILVA, Augusto Santos. “A cidade do lado da cultura: Espacialidades sociais e modalidades de intermediação cultural”. IN: SANTOS, Boaventura de Souza. (org.). A Globalização e as ciências sociais. 2.ed. São Paulo- Cortez, 2002.

FRYDBERG, Marina Bay. Ó Abre Alas: Cultura e Economia através da Festa dos Blocos de Carnaval de Rua na Cidade do Rio de Janeiro. Trabalho apresentado no 38º Encontro Anual da Anpocs GT02 – Arte e Cultura nas Sociedades Contemporâneas, 2014.

SAPIA, Jorge E.; ESTEVÃO, Andréa Almeida de Moura. Considerações a respeito da retomada carnavalesca: o carnaval de rua no Rio de Janeiro. IN Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.9, n.1, p. 201-220, mai. 2012.

Downloads

Publicado

2016-08-11

Como Citar

SAPIA, J. E. (2016). Carnaval de rua no Rio de Janeiro: afetos e participação política. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (11), 79-94. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i11.10434

Edição

Seção

Dossiê 11:Múltiplos Carnavais: Economia e política nas manifestações culturais populares