“ICMS - Patrimônio Cultural”: um estudo sobre a política pública de preservação cultural do Estado de Minas Gerais com ênfase no processo de Educação Patrimonial.

Autores

  • Clesio Barbosa Lemos Junior Centro Universitário de Formiga - UNIFOR/MG

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i14.10478

Resumo

Uma política pública, em particular, uma política de preservação cultural, só se mostra correta e consequente quando além de contemplar medidas referentes à memória e identidade de um povo, baseia-se amplamente em uma concepção que integra as questões socioeconômicas, técnicas, artísticas e ambientais, articulando-as com as questões de qualidade de vida, meio ambiente e cidadania. Diante desse mote, esse estudo foi organizado a partir da análise da política pública de preservação do patrimônio cultural no Estado de Minas Gerais. Para tanto, o artigo foi estruturado da seguinte forma: primeiramente abordou-se, de maneira sucinta, o histórico que deu origem a lei conhecida como “Lei Robin Hood”, responsável pelo ordenamento da referida política pública. Em um segundo momento tratou-se da especificidade do critério patrimônio cultural, cujo reconhecimento se dá pelo termo “ICMS - Patrimônio Cultural”. O processo de educação para o patrimônio cultural, tratado como educação patrimonial, foi abordado na terceira seção do artigo com enfoque nas ações que podem ser desenvolvidas para a efetiva aplicação dessa metodologia educacional. Por fim, algumas considerações foram feitas na tentativa de reforçar a temática e fomentar novas discussões.

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Biografia do Autor

Clesio Barbosa Lemos Junior, Centro Universitário de Formiga - UNIFOR/MG

Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências da Unicamp Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Formiga- UNIFOR/MG. Professor da Pós graduação de Restauro de Arquitetura no Centro Técnico Templo da Arte em São Paulo (SP).

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Publicado

2018-05-21

Como Citar

Lemos Junior, C. B. (2018). “ICMS - Patrimônio Cultural”: um estudo sobre a política pública de preservação cultural do Estado de Minas Gerais com ênfase no processo de Educação Patrimonial. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (14), 67-83. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i14.10478

Edição

Seção

Dossiê 14: Práticas socioculturais, patrimônio cultural e territórios