Fundamentos teóricos e metodológicos de tratamento informacional de documentos de análises físico-químicas aplicadas a objetos do patrimônio cultural.
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v9i17.27531Palavras-chave:
organização da informação, representação da informação, imagens científicas, curadoria digital, metadadosResumo
Estudo dos fundamentos teóricos e metodológicos de tratamento informacional da documentação produzida por análises físico-químicas aplicadas a objetos do patrimônio cultural. Essas técnicas geram imagens e gráficos decorrentes da interação de radiação eletromagnética com a matéria dos objetos e permitem identificar materiais, técnicas, processos, origem, intervenções realizadas, autenticidade das obras, etc. Procurou-se destacar as características e atributos para descrever a documentação estudada, relacioná-la aos objetos analisados, organizar, representar e armazená-los em um sistema de informação. Foi inicialmente realizada uma revisão bibliográfica para: (a) compreender e definir o gênero documental e o tipo de documentação produzido pelas técnicas arqueométricas; (b) estudar um sistema de recuperação de informação, cujos aspectos centrais são a estrutura de metadados e a terminologia a ser empregada; (c) conhecer métodos para gerir, manter, preservar e recuperar dados de pesquisas de aplicação de métodos físico-químicos. Espera-se, ao final da pesquisa, sistematizar os parâmetros de construção de repositórios digitais para armazenar, organizar e disponibilizar esta documentação, contribuir para aumentar a visibilidade dos acervos dos museus da USP e promover melhor acesso às pesquisas sobre o patrimônio cultural.Downloads
Referências
AACR2. Código de catalogação anglo-americano. São Paulo: FEBAB; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005.
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
AMARAL, Fernando. Introdução a ciência de dados: mineração de dados e Big Data. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.
ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
BACA, Murtha. Introduction to art image access: issues, tools, standards, strategies. Los Angeles : Getty Research Institute, 2002.
BERNARDES, Ieda Pimenta et al. Gestão documental Aplicada. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008.
BOHNSACK, Ralf. A interpretação de imagens e o Método Documentário. Sociologias, Porto Alegre, ano 9, nº 18, jun./dez. 2007, p. 286-311.
DARTIGUES, André. O que é fenomenologia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1992.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FAPESP. Plano de Gestão de Dados. Disponível em: http://www.fapesp.br/gestaodedados/. Acessado em 02 dez 2018.
FARIA, Maria Isabel; PERICÃO, Maria da Graça. Dicionário do livro: da escrita ao livro eletrônico. São Paulo: EDUSP, 2008.
GILLIAND, Anne J. Setting the Stage. In: BACA, Murtha. Introduction to metadata. Los Angeles: Getty Research Institute, 2016.Disponível em: http://www.getty.edu/publications/intrometadata/introduction/
GUINCHAT, Claire; MENOU, Michel. Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação. Brasília: IBICT, 1994.
IFLA. Functional Requirements for Bibliographic Records: final reports. International Federation of Library Associations and Institutions, 2009. Dispovinel em: https://www.ifla.org/files/assets/cataloguing/frbr/frbr_2008.pdf. Acessado em: 16 dez 2018.
JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro, RJ : Jorge Zahar, 2006.
LAMFI - Laboratório de Análises de Materiais Por Feixes Iônicos do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Relatório de Atividades 2004-2009. São Paulo, 2009. Disponível em:<http://www2.if.usp.br/~lamfi/Relat2009.pdf>. Acessado em 17 maio 2017.
MERLEAU-PONTY, Maurice; BANNAN, John F. What is phenomenology?. CrossCurrents, Vol. 6, No. 1 (WINTER 1956), pp. 59-70. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/24456652>. Acessado em: 31 out 2017.
MOLEIRO, Guilherme F; PASCHOLATI, Paulo R; RIZZUTTO, Márcia A. Uso da técnica PIXE em obras e objetos do pintor Almeida Júnior. Instituto de Física, Universidade de São Paulo. s/d.
NAP-FAEPAH. Núcleo de Apoio à Pesquisa de Física Aplicada ao Estudo do Patrimônio Artístico e Histórico. Disponível em: <http://www.usp.br/faepah/?q=pt-br>. Acessado em 11 set 2016.
PANOFSKY, Erwin. Studies in Iconology: Humanist Themes in the Art of the Renaissance. New York: Oxford University Press, 1939.
PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro; FERREZ, Helena Dodd. Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação. Rio de Janeiro; Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), 2014.
RIZZUTTO, Márcia A. Análise não destrutivas em obras de arte com técnicas atômico-nucleares. Revista CPC, São Paulo, n. 6, p. 208-218, maio 2008/out. 2008.
RIZZUTTO, Márcia A.; CURADO, Jessica.F.; BERNARDES, Suene; CAMPOS, Pedro H.O.V.; KAJIYA, Elizabeth A.M.; SILVA, Tiago F.; RODRIGUES, Cleber L.; MORO, Marcos, TABACNIKS, Manfredo; ADDED, Nemitala. Analytical techniques applied to study cultural heritage objects. INAC 2015: international nuclear atlantic conference Brazilian nuclear program State policy for a sustainable world. Brazil, 2015.
RIZZUTTO, Márcia A.; KAJIYA, Elizabeth; CAMPOS, Pedro H. O. V. Arqueometria: Ciência à Serviço da Arte: Técnicas não Destrutivas de Análise da Pintura. Disponível em: <http://museu.ccsl.ime.usp.br/tecnicas/>.
RODRIGUEZ, Eva Méndez. Metadatos y recuperación de información: estándares, problemas y aplicabilidad en bibliotecas digitales. Gijón: Trea, 2002.
SAYÃO, Luis Fernando; SALES, Luana Farias. Curadoria Digital: um novo patamar para preservação de dados digitais de pesquisa. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.22, n.3, p. 179-191, set./dez. 2012.
SMIT, Johanna W. Documentação audiovisual. In: BELLOTTO, H.L.; LIMA, Y.D.; SMIT, J.W. (coord) Organização de arquivos. São Paulo: ECA/IEB, 2000.
TABACNIKS, Manfredo H. Análise de filmes finos por pixe e rbs. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo, s/d.
ZHANG, Yin, e Athena SALABA. Implementing FRBR in libraries: key issues and future directions. Nova Iorque: Neal-Schuman, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.