Redes de Arte e Cultura nas universidades públicas em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v10i19.42633

Palavras-chave:

redes virtuais, universidades públicas, arte e cultura, covid-19

Resumo

Se por um lado as universidades públicas tem atuado em diferentes frentes no combate ao novo coronavirus, por outro, elas seguem sendo alvos de uma política de desmonte da educação. Nos últimos anos os avanços tecnológicos também abriram espaço para a circulação de notícias falsas ou ideias impregnadas por um sentimento anti intelectualista e anticientificista. Esses discursos têm corrompido a parte mais conservadora da sociedade a desvalorizar os serviços e as instituições públicas em geral, principalmente na educação, na cultura e na saúde e com isso legitimado medidas de austeridade nesses campos. Entretanto, mesmo neste cenário de pandemia que assolou o Brasil, temos na universidade pública, junto ao sistema Único de Saúde (SUS), umas das instituições fundamentais para enfrentamento da crise sanitária. São várias as frentes em que as universidades públicas atuam em todo o país para combater o covid-19, contribuem com estudos epidemiológicos, práticas de saúde coletiva, acolhimentos psicológicos, desenvolvimento de equipamentos através das engenharias e também com a circulação de iniciativas de arte e a cultura. Esta última recentemente reconhecida pela Organização mundial da Saúde (OMS) como área que deve ser incluída no sistema sanitário como política de saúde por proporcionar bem estar e melhorar as condições de enfrentamento a algumas doenças. Neste sentido que muitas universidades públicas estão utilizando de suas redes colaborativas e acúmulos de práticas e conhecimentos em arte e cultura para promover virtualmente o bem estar durante a pandemia. São estas ações específicas que atravessam o campo da cultura e da educação pública por meio da apropriação das novas tecnologias de comunicação em um contexto de crise sanitária que serão base de reflexão deste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

michele dacas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

doutora pelo programa de pós-graduação em comunicação social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e relações públicas com atuação em gestão cultural na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), desde 2011.

Referências

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

CASTELLS, Manuel. Comunicación y Poder. Madrid: Alianza Editorial, 2009.

FANCOURT, Daisy, FINN, Saoirse, Health Evidence Network synthesis report 67: What is the evidence on the role of the arts in improving health and well-being? A scoping review, WHO (World Health Organization), Regional Office for Europe, 2019.

FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, ed.1, 2012.

GOBIRA, Pablo; ROLLA, Marco Paulo; SIMON DA SILVEIRA, Yuri, LEMOS, Flávia. Arte e cultura na universidade: passos na construção de uma política de cultura, In: ____ (orgs.). Refletindo sobre a cultura: Política cultural, memória e universidade, Belo Horizonte: EduEMG, 2017. p. 138-160.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LEHER, Roberto. Autoritarismo contra a Universidade: O desafio de popularizar a defesa da educação pública. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, Expressão Popular, 2019.

LEMOS, A; LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

dacas, michele. (2020). Redes de Arte e Cultura nas universidades públicas em tempos de pandemia. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 10(19), 51-68. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v10i19.42633

Edição

Seção

Dossiê 19: Cultura, Tecnologia e Sociedade