Caretagem, uma manifestação identitária na comunidade quilombola São Domingos
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.44445Palavras-chave:
Identidade quilombola. Etnografia. Caretagem. Cultura.Resumo
Neste trabalho, buscamos compreender qual a relação da caretagem como marca de identidade quilombola da Comunidade São Domingos - MG, tendo como base pressupostos teóricos relacionados à identidade (GIDDENS, 1991; HALL, 1992) entre outros e metodológicos através etnografia (FLICK, 2009; MAGNANI 2002). O objetivo central da pesquisa, de cunho qualitativo, etnográfico, é investigar a relação da identidade dos integrantes da comunidade quilombola São Domingos, que se manifesta pela dança da Caretagem. Para tanto, em entrevistas semiestruturadas realizadas com integrantes da comunidade, buscamos investigar a cultura e a identidade. Os principais resultados encontrados indicam que muitos se identificam e sentem orgulho de serem quilombolas, inclusive manifestam esse orgulho perpetuando suas culturas, como a Caretagem, referendando sinais de pertencimento. Todavia, também há traços de deslocamento e novas construções de autoidentidades que apontam para o desejo de mudança de alguns integrantes, principalmente os mais jovens, o que não impede de que suas culturas, principalmente a caretagem, sejam perpetuadas na comunidade.
Downloads
Referências
ANDRADE, Lúcia; TRECCANI, Girolamo. Terras de Quilombo. CEDEFES. Disponível em: . Acesso em: 02/07/2020.
ARRUTI, J. M. A emergência dos “remanescentes”: notas para o diálogo entre indígenas e quilombolas. MANA, 3(2), 1997. Pág. 7-38.
ARRUTI, J. M. Mocambo: Antropologia e História do processo de formação quilombola. Bauru, SP: Ed. Edusc, 2006.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. São Paulo: Bertrand Brasil, 2006.
CALHEIROS, F. P. & STADTLER, H. H. C. Identidade étnica e poder: os quilombos nas políticas públicas brasileiras. 2010.
CIAMPA, A. C. (2001). A estória do Severino e a história da Severina. São Paulo: Brasiliense. Decreto n. 4.887, de 20 de novembro de 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4887.htm>. Acesso em: 29 de julho, 2020.
Decreto n. 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm>. Acesso em: 29 de julho, 2020.
DESCHAMPS, J.-C.& MOLINER, P. A identidade em Psicologia Social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre. Artmed, 2009.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Tradução de Raul Fiker. São Paulo: Unesp, 1991.
_________. Modernidade e identidade. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
González-Rey, F. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Thomson, 2003.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução; Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
LACLAU, E. New Reflections on the Resolution of our Time. Londres: Verso, 1990.
LEITE, I. B. O projeto político quilombola: desafios, conquistas e impasses atuais. Revista Estudos Feministas,16(3), 2008. Pág. 965-977. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v16n3/15.pdf>. Acesso em: 30 de junho, 2020.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais v.17, N.49, São Paulo, 2002.
MATHEWS, G. Cultura global e identidade individual: à procura de um lar no supermercado. Bauru, SP: EDUSC, 2002.
MELLO, Antônio de Oliveira. As minas reveladas (Paracatu no tempo). 2. ed. Paracatu: Ed. da Prefeitura Municipal de Paracatu, 2002.
GONZAGA, Olimpio. Memória Histórica de Paracatu. Uberaba: Typ. Jardim e Cia., 1910.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000, p. 7-39.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 PragMATIZES - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.