v. 11 n. 20 (2021):

Edição completa

  • Capa, Sumário, Colboradores e Editoriais

    1-27
    DOI: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.47759

Artigos (em Fluxo Contínuo)

  • Caretagem, uma manifestação identitária na comunidade quilombola São Domingos

    Rosineide Magalhães de Sousa, Luiz Henrique Gomes da Silva
    259-276
    DOI: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.44445
  • FESTAS PRETAS EM BELÉM. PERFORMANCES IDENTITÁRIAS E POLÍTICAS NA FESTA AFRONTO

    Tainá Oliveira Barral, Fábio Fonseca de Castro, Marina Ramos Neves de Castro
    277-299
    DOI: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45696
  • Federalismo e políticas municipais de financiamento à cultura no Brasil

    Antonio Albino Canelas Rubim, Juliana Almeida, Sofia Mettenheim
    300-326
    DOI: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.44454
  • Transformações na Gestão das Agências de Publicidade durante a Pandemia do Covid-19: um estudo nas regiões do Paranhana e Hortênsias

    Eduardo Zilles Borba, Marley Rodrigues, Valmir Mateus Portal, Mônica Greggianin, Augusto Parada
    327-357
    DOI: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45781
  • A “arte da malandragem" entre a farsa e a tragédia - uma narrativa dramática de longa duração

    Gilmar Rocha
    358-385
    DOI: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.46951

Resenhas

  • Resenha: SATRAPI, Marjane. Bordados. (trad.) Paulo Werneck. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

    Fernanda Gabrielly Terra Moura, Evelyn Morgan Monteiro
    255-258
    DOI: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45788

Ensaios

  • Geopolítica, identidade cultural e a língua espanhola no contexto brasileiro

    Maria Cláudia de Jesus Machado, Rosa Yokota
    386-405
    DOI: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.46446

Dossiê 20: Tramas entre cultura e educação

  • PORTO, PRAÇA E PALCO: AS RUAS DA CIDADE COMO ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO

    João Guerreiro, Luísa Valença Reis
    28-50
    DOI: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45784
  • “Os saraus são as bibliotecas sonoras das periferias”: uma narrativa sobre letramentos e o direito à cidade

    Adriana Carvalho Lopes, Janaina Tavares
    51-68
    DOI: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45797
  • Fazendo ouvir cantos de alegria e soluçar de dor: a visita à Pequena África como uma prática educacional antirracista

    Pâmella Passos, Pedro Souza, Sandrine Barros da Silva
    69-89
    DOI: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.46209
  • Cultura popular e educação, uma experiência de visitação ao Museu Casa do Pontal

    Lia Calabre, Rosely Continho
    90-108
    DOI: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45577
  • "Quem Sabe de Mim Sou Eu": práticas culturais e comunicacionais como instrumentos pedagógicos junto a jovens em vulnerabilidade

    Kleber Mendonça, Flora Daemon, Marildo José Nercolini
    109-135
    DOI: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45794
  • “Meu filho, minhas regras”: o caso do Escola sem Partido em Belo Horizonte

    Leandro de Paula, João Victor Iglesias
    136-161
    DOI: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45789
  • O espetáculo da escola em movimento: conversas sensíveis, temas invisibilizados e corpos pulsantes

    Patricia Gama Temporim Cansi, Maria Inês Rocha de Sá
    162-177
    DOI: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45787
  • O ENSINO DE TEATRO E A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS HETEROTÓPICOS NO IFFLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO

    Aline dos Santos Portilho, Maria Siqueira Queiroz de Carvalho
    178-193
    DOI: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.44609
  • Sobre juventudes e o habitar a periferia de Duque de Caxias

    Ravelly Güntensperger, Livia Baptista Nicolini
    194-217
    DOI: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45785
  • Educomunicação e interculturalidade como propostas para acolhida, adaptação e integração de crianças imigrantes no ambiente escolar

    Camila Escudero
    218-235
    DOI: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.44505
  • Cultura, arte e estética: uma análise da educação da sensibilidade a partir de uma exposição

    Angelina Accetta Rojas, André Cesari Batista de Lima, Lívia Ribeiro Barboza de Araújo Braga
    236-254
    DOI: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45792