Transformações na Gestão das Agências de Publicidade durante a Pandemia do Covid-19: um estudo nas regiões do Paranhana e Hortênsias
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45781Palavras-chave:
Gestão de negócios em publicidade, Covid-19, Agências de publicidade, Práticas publicitárias, Desenvolvimento regionalResumo
O artigo aborda as transformações nas práticas de gestão das agências de publicidade localizadas nas regiões do Paranhana e das Hortênsias, contemplando empresas da Serra e Encosta da Serra Gaúcha. Diante dos impactos que o isolamento social da pandemia do Covid-19 tem gerado nestes territórios, é lançado um olhar às percepções e ações adotadas pelas agências para enfrentar a crise em localidades que a indústria criativa ainda está em fase de crescimento. O trabalho é estruturado por uma revisão teórica sobre gestão do negócio em períodos de crise, práticas publicitárias na pós-contemporaneidade e indicadores socioeconômicos de ambas regiões interiorana; seguida de uma ação empírica, através da metodologia exploratória, contemplando um focus group com cinco agências. O objetivo principal é realizar um mapeamento e análise das atividades adotas para enfrentar a crise. Resultados indicam aspectos fundamentais para sobrevivência de agências regionais com base nas percepções e ações de seus gestores acerca da gestão mercadológica, gestão do negócio em publicidade e novas demandas nos serviços publicitários durante a pandemia.
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