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Transformações na Gestão das Agências de Publicidade durante a Pandemia do Covid-19: um estudo nas regiões do Paranhana e Hortênsias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45781

Palavras-chave:

Gestão de negócios em publicidade, Covid-19, Agências de publicidade, Práticas publicitárias, Desenvolvimento regional

Resumo

O artigo aborda as transformações nas práticas de gestão das agências de publicidade localizadas nas regiões do Paranhana e das Hortênsias, contemplando empresas da Serra e Encosta da Serra Gaúcha. Diante dos impactos que o isolamento social da pandemia do Covid-19 tem gerado nestes territórios, é lançado um olhar às percepções e ações adotadas pelas agências para enfrentar a crise em localidades que a indústria criativa ainda está em fase de crescimento. O trabalho é estruturado por uma revisão teórica sobre gestão do negócio em períodos de crise, práticas publicitárias na pós-contemporaneidade e indicadores socioeconômicos de ambas regiões interiorana; seguida de uma ação empírica, através da metodologia exploratória, contemplando um focus group com cinco agências. O objetivo principal é realizar um mapeamento e análise das atividades adotas para enfrentar a crise. Resultados indicam aspectos fundamentais para sobrevivência de agências regionais com base nas percepções e ações de seus gestores acerca da gestão mercadológica, gestão do negócio em publicidade e novas demandas nos serviços publicitários durante a pandemia.

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Biografia do Autor

Eduardo Zilles Borba, Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo (CITI-USP); Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT); Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos).

Pós-Doutor em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ciências da Comunicação e Informação pela Universidade Fernando Pessoa (UFP). Professor-convidado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), onde também atua como professor-assistente nas graduações. Também é professor-assistente na Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS) e pesquisador no CITI-USP (São Paulo), Ceclico-UFP (Porto) e Clepul-UL (Lisboa).

Marley Rodrigues, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora-assistente nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

Valmir Mateus Portal, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Mestre em Desenvolvimento Regional pelas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). Professor-assistente nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

Mônica Greggianin, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Mestre em Design pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos). Professora-assistente nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

Augusto Parada, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Coordenador e professor dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Design das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

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Publicado

2021-03-01

Versões

Como Citar

Zilles Borba, E., Rodrigues, M., Portal, V. M., Greggianin, M., & Parada, A. (2021). Transformações na Gestão das Agências de Publicidade durante a Pandemia do Covid-19: um estudo nas regiões do Paranhana e Hortênsias. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 11(20), 327-357. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45781

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)