O espetáculo da escola em movimento: conversas sensíveis, temas invisibilizados e corpos pulsantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45787

Palavras-chave:

currículos em redes, corpos em movimento, conversas

Resumo

Este artigo trata-se de um recorte na pesquisa de Mestrado em Educação (CANSI, 2019), centrada na perspectiva dos Estudos com os Cotidianos e referenciada, principalmente, nos trabalhos acadêmicos de Nilda Alves (2015; 2017), Nívea Andrade (2011) e Michel de Certeau (2014). A pesquisa foi realizada com um grupo de dança de uma Escola Municipal, no estado do Espírito Santo, no Brasil, adotando como metodologia conversas com os praticantes do grupo, com a intenção de analisar os movimentos plurais de artes e/ou inventividades presentes na escola. As conversas permitem perceber as potencialidades existentes nos processos de ‘teoriapráticateoria’ e os caminhos incertos e potentes produzidos nesses encontros. Portanto, este artigo discute os conhecimentos em redes que ocorrem nas práticas de ‘aprenderensinar’ tecidas na escola, como a proposta de contribuir para o campo da educação, em busca de uma reflexão sobre a possibilidade do currículo em rede como um “caminho possível” (ANDRADE, 2014) dentro da escola.

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Biografia do Autor

Patricia Gama Temporim Cansi, UFF

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2019), Pesquisadora dos Estudos com os Cotidianos, Pedagoga Efetiva do Município de Cachoeiro de Itapemirim-ES (2008-atual).

Maria Inês Rocha de Sá, Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professora do Colégio Pedro II, Campus Humaitá I/RJ

Referências

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Publicado

2021-03-01

Como Citar

Temporim Cansi, P. G., & Sá, M. I. R. de. (2021). O espetáculo da escola em movimento: conversas sensíveis, temas invisibilizados e corpos pulsantes. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 11(20), 162-177. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45787

Edição

Seção

Dossiê 20: Tramas entre cultura e educação