O espetáculo da escola em movimento: conversas sensíveis, temas invisibilizados e corpos pulsantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45787

Palavras-chave:

currículos em redes, corpos em movimento, conversas

Resumo

Este artigo trata-se de um recorte na pesquisa de Mestrado em Educação (CANSI, 2019), centrada na perspectiva dos Estudos com os Cotidianos e referenciada, principalmente, nos trabalhos acadêmicos de Nilda Alves (2015; 2017), Nívea Andrade (2011) e Michel de Certeau (2014). A pesquisa foi realizada com um grupo de dança de uma Escola Municipal, no estado do Espírito Santo, no Brasil, adotando como metodologia conversas com os praticantes do grupo, com a intenção de analisar os movimentos plurais de artes e/ou inventividades presentes na escola. As conversas permitem perceber as potencialidades existentes nos processos de ‘teoriapráticateoria’ e os caminhos incertos e potentes produzidos nesses encontros. Portanto, este artigo discute os conhecimentos em redes que ocorrem nas práticas de ‘aprenderensinar’ tecidas na escola, como a proposta de contribuir para o campo da educação, em busca de uma reflexão sobre a possibilidade do currículo em rede como um “caminho possível” (ANDRADE, 2014) dentro da escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patricia Gama Temporim Cansi, UFF
    Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2019), Pesquisadora dos Estudos com os Cotidianos, Pedagoga Efetiva do Município de Cachoeiro de Itapemirim-ES (2008-atual).
  • Maria Inês Rocha de Sá, Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro
    Professora do Colégio Pedro II, Campus Humaitá I/RJ

Referências

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho: os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; GARCIA, Alexandra (orgs.). Nilda Alves: Praticantepensante de cotidianos. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (orgs.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

ANDRADE, Nivea M. da S. Por escolas perambulantes. In: ANDRADE, Nívea; ALVES, Nilda. (orgs.). Sonhos de Escolas: conversas com Kurosawa. Petrópolis: D P et Alii, 2014, v. 1, p. 298-313.

ANDRADE, Nivea M. da S. Práticas escolares como táticas criadoras: Os praticantes nas tessituras de currículos. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2011.

CANSI, Patrícia G. T. É escola ou espetáculo? Um grupo de dança que faz da sociabilidade o seu currículo escolar. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano, vol. 1. Petrópolis: Vozes, 2014.

COUTINHO, Eduardo. Entrevista. In: BRAGANÇA, Felipe (org). Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Azougue, 2008. Coleção Encontros.

ESPINOSA, Baruch. Ética. [Tradução. Grupo de Estudos Espinosianos; coordenação Marilena Chaui] São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.

GARCIA, Regina Leite. A difícil arte/ciência de pesquisar com os cotidianos. In: GARCIA, Regina Leite (org.). Método; métodos; contramétodos. São Paulo: Cortez, 2003.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda, 2017.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

TAVARES, Bráulio. O flautista misterioso e os ratos de Hamelin. São Paulo: Editora 34, 2006.

TRINDADE, Azoilda Loretto. Educação-Diversidade-Igualdade: num tempo de encanto pelas diferenças. Revista Fórum Identidades, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 13, 2008.

TRINDADE, Azoilda Loretto. Valores civilizatórios afro-brasileiros e educação infantil: uma contribuição afro-brasileira. In: BRANDÃO, Ana Paula; TRINDADE, Azoilda Loretto (org.). Caderno de atividades saberes e fazeres. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010.

ZARDON, Paola. Corpo: Conceituações e exemplificações com Spinoza. In: PEREIRA, Marcelo de Andrade. Performance e Educação. (des) territorializações pedagógicas. Santa Maria: Ed. da UFMS, 2013.

Downloads

Publicado

2021-03-01

Edição

Seção

Dossiê 20: Tramas entre cultura e educação

Como Citar

O espetáculo da escola em movimento: conversas sensíveis, temas invisibilizados e corpos pulsantes. (2021). PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 11(20), 162-177. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45787