Cultura, arte e estética: uma análise da educação da sensibilidade a partir de uma exposição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45792

Palavras-chave:

Arte, Cultura, Educação, Exposição.

Resumo

O presente artigo busca abordar a relação entre arte, cultura e educação, através da experiência de alunos participantes da exposição “Almas do bem”, realizada na Galeria de Arte La Salle, que fica localizada no Centro Universitário La Salle, Rio de Janeiro. Compreendendo que os processos de aprendizagem passam, pelos sentidos e pela capacidade de ver, sentir, ouvir, cheirar, provar e proporcionar os meios pelos quais se realiza uma inteiração do homem com o seu meio. Pensamos a Arte, como área do conhecimento humano que abarca um amplo espectro de expressões e manifestações, podemos então relacionar a arte como possibilidade da promoção do elo entre o homem e o seu mundo, ou seja, um encontro pessoal, de expressão de linguagem e criação de sentido. Sendo assim, articular e promover a interface de diálogo entre educação, arte e cultura significa estabelecer objetivos, ações e metas, considerando a sua relação com as manifestações, expressões, produções artísticas e culturais.

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Biografia do Autor

Angelina Accetta Rojas, Unilasalle-RJ/Professora Adjunta

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (Unilasalle-RJ).

André Cesari Batista de Lima

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidade da Universidade Federal Fluminense.

Lívia Ribeiro Barboza de Araújo Braga

Mestranda em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História Social da UERJ/FFP. Coordenadora do Setor de Ação Comunitário e Pastoral do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (Unilasalle-RJ).

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Publicado

2021-03-01

Como Citar

Rojas, A. A., Batista de Lima, A. C., & Barboza de Araújo Braga, L. R. (2021). Cultura, arte e estética: uma análise da educação da sensibilidade a partir de uma exposição. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 11(20), 236-254. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45792

Edição

Seção

Dossiê 20: Tramas entre cultura e educação