O transbordamento da atividade musical para as ruas e atualização do trabalho cultural precário
uma análise sobre os instrumentistas nômades cariocas
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i21.49503Palavras-chave:
músicos, trabalho cultural, precarização, neoliberalizaçãoResumo
Este artigo enseja investigar as condições de trabalho dos músicos instrumentistas que passam a se apresentar nas ruas da cidade do Rio de Janeiro ao longo da última década (2011-2020). Para isso, a partir da retórica sobre a concepção do artista como trabalhador identificada em uma das falas dos músicos entrevistados, são analisadas as condições instáveis de trabalho que levam os músicos a tocarem na rua, bem como a atualização desta instabilidade quando estes passam a desenvolver a atividade musical na cidade. A partir da tríade de conceitos trabalho, espaço e valor, identificamos que a prática musical nômade analisada é estruturada pela lógica da pluriatividade e da instabilidade da força de trabalho, ambas desdobramentos do processo de urbanização neoliberal, que assola a capital carioca nas três décadas.
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- 2022-03-02 (2)
- 2021-09-01 (1)
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