A influência da educação popular freireana na Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga em Joinville/SC
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i22.51467Palavras-chave:
Educação Popular, Paulo Freire, Política, Cultura PopularResumo
Considerando a atual conjuntura política nacional e a crescente onda neoliberal conservadora, que aliena e ameaça os direitos dos cidadãos, objetivou-se com este trabalho explorar a temática da educação popular sob a visão de Paulo Freire, e buscou-se fazer a relação entre esta teoria e as práticas realizadas na Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga, a Amorabi. Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica e um resgate histórico sobre a associação, bem como coleta de entrevistas e imagens que ilustrassem esta trajetória. Também foi analisada a importância e relevância dos projetos da Amorabi para a comunidade. Concluiu-se que a Associação, desde sua fundação realiza uma ação política que condiz muito ao que propunha Paulo Freire, e que as atividades realizadas na e pela Amorabi tem em Freire uma influência direta e indireta.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BURLAN, Cristiano. Paulo Freire, Um Homem no Mundo. Ep 2: As 40 horas de Angicos. Serviço Social do Comércio Sesc São Paulo, 2019. Disponível em: https://sesctv.org.br/programas-e-series/paulo-freire/. Acesso em: 01 set 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Pratica Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Edição especial. [Saraiva de Bolso]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
GAGLIOTI, Patrícia Stahl. Quando a Arte Sopra - O papel cultural da Amorabi e da Casa Iririú. Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, 2019. Disponível em: youtube.com/watch?v=mmbUD2DBAl4. Acesso em: 14 mar. 2021.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GOHN, Maria da Glória. Retrospectiva sobre a educação popular e os movimentos sociais no Brasil. Movimento: Rev. de Educação, Niterói, ano 4, n. 7, p. 10-32, jul./dez, 2017. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/download/32624/18759. Acesso em: 05 maio 2020.
PETRY, Cristóvão. O Teatro em Comunidades Periféricas. Uma trajetória desenvolvida no bairro Itinga (Joinville-SC). Joinville: Areia, 2020.
PRADO, Windson. Moradores do Trentino fazem protesto neste domingo, no 34º Festival de Dança de Joinville. Jornal ND Notícias do Dia, 24 jul 2016. Disponível em: https://ndmais.com.br/danca/moradores-do-trentino-fazem-manifestacao-durante-o-34o-festival-de-danca-de-joinville/. Acesso em: 01 maio 2021.
SEMIS, Laís. Vivi o Estado Novo e passei pela ditadura, mas nunca vi um período tão assustador como este na Educação. Revista Nova Escola, 10 jan 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/15004/vivi-o-estado-novo-e-passei-pela-ditadura-mas-nunca-vi-um-periodo-tao-assustador-como-este-na-educacao. Acesso em: 01 set. 2020.
STRECK, Danilo R.. Entre emancipação e regulação: (des)encontros entre educação popular e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educação [online]. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782010000200007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 07 abr. 2020.
VOOS, Charles Henrique. Quem Manda Nesta Cidade? Poder e rent-seeking urbano em Joinville/SC após o Estatuto da Cidade. Porto Alegre: 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.