Ayagbás
dança sem pele, Oríkì coreográfico, pesquisa em dança digital
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i23.53301Palavras-chave:
Dança, Coreografia, Cultura Iorubá, Orixá, Estudos da PerformanceResumo
Este artigo apresenta reflexões a partir do processo de criação do vídeo de dança intitulado Ayagbás. O teor performático do corpo que dança, estudado como oríkì coreográfico, será o eixo de análise desenvolvido, pelo viés audiovisual, considerando aspectos da ação fílmica na natureza (FERNANDES, 2018), seus princípios coreográficos e interpretativos para a mídia digital (LEPECKI, 2008), bem como, a cena dançada como comunicação (SANTAELLA, 2004).
Downloads
Referências
AUSTIN, John Langshaw. How to do things with words. 2. ed. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1975.
BAUMAN, Zygmund. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BAUMAN, Richard. Story, performance and event: contextual studies of oral narrative. Cambridge: CUP, 1986.
BURKE, Kenneth. Literature as equipment for living. In: The philosophy of literaryform: studies in symbolic action. New York: Vintage, 1957. p. 253-262.
CANDOMBLÉ - O Mundo dos Orixás Disponível em: https: //ocandomble.com/2011/04/19/ oriki-invocacao/. Acesso em 20/fev/2022.
CANEVACCI, Massimo. Performática Ubíqua: metrópole comunicacional, arte pública, cultura digital, sujeito diaspórico, crânio sonante. In: A terra do não-lugar: diálogos entre antropologia e performance. org. Paulo Raposo et al. Florianópolis: UFSC, 2013. p. 285-309.
CONVERSA DE HISTORIADORAS - https://conversadehistoriadoras.com/2014/07/21/ sobre-as-ruinas-do-sahy/. Acesso em 21/fev/2022
FERNANDES, Ciane. Dança Cristal: da Arte do Movimento à Abordagem SomáticoPerformativa. Salvador: EDUFBA, 2018.
JAGUN, Marcio. Orí a cabeça como divindade. Rio de Janeiro: Litteris, 2015.
_____________ A Sala de Aula não Cabe no Mundo - Compreendendo a Nagologia Educacional e suas Metodologias Singulares. Rio de Janeiro: Litteris, 2020.
JUNG, Carl Gustav. Livro vermelho, Liber Novus. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2017.
LEPECKI, André. Agotar la Danza: performance y política del movimiento. Barcelona: Centro Coreográfico Galego / Mercat de les Flors / Universidad de Alcalá, 2008.
_____________O corpo colonizado. GESTO: Revista do Centro Coreográfico do Rio, vol. 3, n. 2. Rio de Janeiro: RioArte, 2003. p. 7-11.
MARCUS, George. The Modernist Sensibility in: Recent Ethnographic Writing and the Cinematic Metaphor of Montage. Visual Anthropology Review, n. 6, v. 1, p. 2-21,1990.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2009.
POLI, Ivan. Antropologia dos Orixás. A civilização iorubá através dos seus mitos, orikis e sua diáspora. Rio de Janeiro: Pallas, 2020.
PORTAL MEU ORIXÁ https://meuorixa.wordpress.com/2012/08/08/oriki-de-yemanja/. Acesso em 20/fev/2022.
RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. 1ª.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SANTAELLA, Lucia. Corpo e comunicação: sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2004.
SCHECHNER, Richard. O leque e a rede. In: LIGIÉRO, Zeca (Org.). Performance e Antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012. p. 17-21.
TURNER, Victor. The anthropology of performance. New York: PAJ Publications, 1987.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo Batalha. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Mana, v. 2, n. 2, 1996. p. 115-144.
XANGÔ, Raul de. ORI AXÉ - Cabeça feita. Brasília: Ideal, 1989.
ZENICOLA, Denise Mancebo. Performance e Ritual: a dança das Iabás no Xirê. 1ª.ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.