Ayagbás

dança sem pele, Oríkì coreográfico, pesquisa em dança digital

Autores

  • Denise Zenicola Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i23.53301

Palavras-chave:

Dança, Coreografia, Cultura Iorubá, Orixá, Estudos da Performance

Resumo

Este artigo apresenta reflexões a partir do processo de criação do vídeo de dança intitulado Ayagbás. O teor performático do corpo que dança, estudado como oríkì coreográfico, será o eixo de análise desenvolvido, pelo viés audiovisual, considerando aspectos da ação fílmica na natureza (FERNANDES, 2018), seus princípios coreográficos e interpretativos para a mídia digital (LEPECKI, 2008), bem como, a cena dançada como comunicação (SANTAELLA, 2004).

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

Zenicola, D. (2022). Ayagbás: dança sem pele, Oríkì coreográfico, pesquisa em dança digital. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 12(23), 294-319. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i23.53301