Voz e resistência
Uma análise da canção “No azara”, de La muchacha, a partir do feminismo
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i23.54730Palavras-chave:
canção popular, análise discursiva, feminismo, resistência, ColômbiaResumo
As canções às vezes nos surpreendem, trazem em si algumas mensagens que detonam em determinados momentos. “No azara”, composição criada pela cantora e compositora latino-americana Isabel Ramírez Ocampo em maio de 2021, em meio a uma Greve Nacional na Colômbia, faz eco dos protestos de um setor muito importante da sociedade. Escolhemos fazer uma análise discursiva da canção para vislumbrar e evidenciar sentidos que entram em jogo na ação e resistência dos povos. A análise será desenrolada a partir do próprio trajeto percorrido pela canção, ao longo das sete estrofes da obra, e serão levadas em consideração: a construção do sujeito da resistência na letra da canção, a partir das memórias de sentido convocadas nela frente ao contexto sócio-histórico (em especial alguns aspectos histórico-políticos e culturais da Colômbia) e buscando considerar na medida do possível também a performance musical e vocal. Nossa análise é articulada pelo fato de que assumimos uma leitura da canção a partir do feminismo, de modo que propomos a ela um diálogo com o pensamento feminista afro-latino-americano de Lélia Gonzalez (1988), a perspectiva do feminismo para os 99% proposta no manifesto de Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser (2019) e, finalmente, a leitura decolonial da questão de gênero, a partir de María Lugones (2014) e Françoise Vergès (2020).
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