Voz e resistência

Uma análise da canção “No azara”, de La muchacha, a partir do feminismo

Autores

  • Larissa Fostinone Locoselli Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Angélica Moreno Usaquin Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Laura Alejandra Lemos Bravo Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i23.54730

Palavras-chave:

canção popular, análise discursiva, feminismo, resistência, Colômbia

Resumo

As canções às vezes nos surpreendem, trazem em si algumas mensagens que detonam em determinados momentos. “No azara”, composição criada pela cantora e compositora latino-americana Isabel Ramírez Ocampo em maio de 2021, em meio a uma Greve Nacional na Colômbia, faz eco dos protestos de um setor muito importante da sociedade. Escolhemos fazer uma análise discursiva da canção para vislumbrar e evidenciar sentidos que entram em jogo na ação e resistência dos povos. A análise será desenrolada a partir do próprio trajeto percorrido pela canção, ao longo das sete estrofes da obra, e serão levadas em consideração: a construção do sujeito da resistência na letra da canção, a partir das memórias de sentido convocadas nela frente ao contexto sócio-histórico (em especial alguns aspectos histórico-políticos e culturais da Colômbia) e buscando considerar na medida do possível também a performance musical e vocal. Nossa análise é articulada pelo fato de que assumimos uma leitura da canção a partir do feminismo, de modo que propomos a ela um diálogo com o pensamento feminista afro-latino-americano de Lélia Gonzalez (1988), a perspectiva do feminismo para os 99% proposta no manifesto de Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser (2019) e, finalmente, a leitura decolonial da questão de gênero, a partir de María Lugones (2014) e Françoise Vergès (2020).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Fostinone Locoselli, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutora em Letras

Angélica Moreno Usaquin, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Graduanda em Letras, Artes e Mediação Cultural

Laura Alejandra Lemos Bravo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Graduanda em Letras, Artes e Mediação Cultural

Referências

ALBURQUERQUE. Hermanamientos para el desarrollo. Integración de la educación para el desarrollo en los hermanamientos de los municipios extremeños. Musol. La comunidad de Paz de San José de Apartadó. Disponible en: https://musol.org/hermanamientos/Alburquerque/san-jose-de-apartado-comunidad-de-paz. Acesso em: 26 set. 2021.

ARRUZZA, Cinzia; BHATTACHARYA, Tithi; FRASER, Nancy. [Tradução de: Heci Regina Candiani] Feminismo para os 99%. São Paulo: Boitempo, 2019.

CALSAMIGLIA, Helena; BLANCÁFORT, Amparo. Las cosas del decir. Editora Ariel. 199. Disponible en: https://universitas82.files.wordpress.com/2013/08/las-cosas-del-decir.pdf. Acesso en: 21 dic. 2021

CARVATO, Jonny. La Muchacha. Un grito que se hace poema. 2015. Revista Alternativa. Disponible en: https://alternativa.com.co/2020/05/15/la-muchacha-un-grito-que-se-hace-poema/. Acesso en: 28 feb 2021

CRIC - CONSEJO REGIONAL INDÍGENA DEL CAUCA. De la Minga al paro nacional seguimos sembrando semillas de esperanza. Disponible en: https://www.cric-colombia.org/portal/de-la-minga-al-paro-nacional-seguimos-sembrando-semillas-de-esperanza/. Acesso em: 21 dic. 2021.

CAPITAL CRÓNICAS. ¿Quién es Isabel, La Muchacha? .2021. Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=W0QMTakmI_Q&t=4s. Acceso en: 28 feb. 2022.

GARCÍA, José Pascual Mora; ALFONSO, José del Carmen Correa. La minga como imaginario social. Una mirada a la pedagogía de resiliencia indígena en Colombia. Rev. Hist.Edu.Latinoam, [S. L.], v. 22, n. 35, p. 163-180, jul./dic. 2020. Semestral. Disponible en: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0122-72382020000200163&script=sci_abstract&tlng=pt. Acceso em: 16 dez. 2021.

GONZÁLEZ, Lélia. Por un feminismo latinoamericano. In: MUDAR, Mujeres Por Un Desarrollo Alternativo - (org.). Mujeres, crisis y movimiento : América Latina y El Caribe. 9. ed. Santiago: Isis Internacional, 1988. p. 133-141.

IN-CORRECTO. In​-​Correcto 070: No azara. 2021. Disponible en: https://in-correcto.bandcamp.com/track/in-correcto-070-no-azara. Acceso en: 04 mar. 2022.

KRISTEVA, Julia (1988). El lenguaje, ese desconocido. Introducción a la linguística. Editorial Fundamentos.

MARTÍNEZ, Miguel. Comunidad de paz de San José de Apartadó, 22 años de neutralidad ante el conflicto. 2019. Disponible en: https://www.cinep.org.co/Home2/component/k2/682-comunidad-de-paz-de-san-jose-de-apartado-22-anos-de-neutralidad.html. Acceso en: 15 feb. 2022.

MOREIRA, Alba; FORERO, Marcela; PARADA, Ana Maria. Conflicto en Colombia: antecedentes históricos y actores. En: Dossier proceso de paz en Colombia. CIDOB - Barcelona Centre For International Affairs, 2015. Disponible en: https://www.cidob.org/publicaciones/documentacion/dossiers/dossier_proceso_de_paz_en_colombia/dossier_proceso_de_paz_en_colombia/conflicto_en_colombia_antecedentes_historicos_y_actores. Acceso en: 16 feb. 2022

NAVARRO, Fernando. La mujer marca el ritmo en el siglo XXI. El país, 07 ago 2018. Disponible en: https://elpais.com/cultura/2018/08/06/actualidad/1533577132_084781.html. Acceso en: 27 feb. 2022.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Entre América e Abya Yala – tensões de territorialidades. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 20, p. 25-30, jul./dez. 2009.

PUYOL, Juan. ¿Colonialidad o Colonialidades del poder? Hacia un enfoque metódico alternativo.Artículos revise. 2016. Disponible en: https://www.redalyc.org/journal/5535/553557652003/html/ Acceso en: 28 feb 2022.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. 2005. Disponible en:.

http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf Acceso en: 28 feb. 2022

REYES, Erick; VILLAR, Cintli Lolbeth; NOÉ, Flox. El arte como herramienta de la lucha social actual. 2021. Disponible en: https://www.laizquierdadiario.com/El-arte-como-herramienta-de-la-lucha-social-actual. Acceso en: 04 mar. 2022.

RAYA, Javier. FESDA: 12 años llamando a cambiar la película. 2022. Elaborado por Colectivo Festa. Disponible en: https://www.revistavisaje.co/fesda-12-anos-llamando-a-cambiar-la-pelicula/. Acceso en: 04 mar. 2022.

RIVA, Sabrina. Una muchacha y una guitarra: nuevas cantautoras latinoamericanas. El Cuaderno, Septiembre de 2017. Disponible en: https://elcuadernodigital.com/2017/09/15/nuevas-cantautoras-latinoamericanas/. Acceso en: 27 feb. 2022.

SERRANO, Sebastián. Clásicos del arte protagonizados por 'ñeros' colombianos. Vice, 10 dic. 2015. Disponible en: https://www.vice.com/es/article/dpb4nk/clasicos-del-arte-protagonizados-por-neros-colombianos. Acceso en: 03 mar. 2022.

VERGÈS, Françoise. Um feminismo decolonial. São Paulo: Ubu Editora, 2020. Tradução de: Jamille Pinheiro Dias e Raquel Camargo.

Diccionarios

REAL ACADEMIA ESPAÑOLA. Diccionario de la Lengua Española. 22a ed., Madrid: Espasa-Calpe. Disponible en: www.rae.es. Acceso en: 08 mar. 2022.

EL COLEGIO DE MÉXICO. Diccionario del Español de México. Dirigido por Luis Fernando Lara. 1a ed. México, DF: El Colegio de México, Centro de Estudios Lingüísticos y Literarios, 2010. Disponible en: https://dem.colmex.mx/. Acceso en: 08 mar 2022.

PLAGER, Federico (coord.) Diccionario Integral del Español de la Argentina. 1a ed. Buenos Aires: Voz Activa, 2008.

Publicado

2022-09-01

Como Citar

Locoselli, L. F., Usaquin, A. M., & Bravo, L. A. L. . (2022). Voz e resistência: Uma análise da canção “No azara”, de La muchacha, a partir do feminismo. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 12(23), 191-224. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i23.54730

Edição

Seção

Dossiê 23: Artes e Culturas nas Cidades