Arte e comunicação para produzir dribles epistêmicos

iniciativas juvenis das “quebradas” de Salvador (Bahia, Brasil) e Cali (Valle del Cauca, Colômbia)

Autores

  • Bruna Pegna Hercog Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57664

Palavras-chave:

juventudes, periferias, gestão cultural comunitária, emancipação, epistemologias

Resumo

Neste artigo, proponho contribuir para a reflexão sobre a atuação de iniciativas em arte e comunicação lideradas por jovens em territórios violentados da América Latina, partindo da seguinte provocação: com suas táticas, produções artísticas e modelos de gestão cultural comunitária, estas juventudes em movimento não estariam produzindo conhecimentos capazes de incidir nos processos de emancipação dos seus territórios? O que nos revelam estas práticas de gestão cultural que têm a arte e a comunicação como alicerces pedagógicos, a ancestralidade como bússola, o território como âncora e a aposta pelo comunitário como catalizadora da atuação? Compreendendo que por meio da arte e da comunicação estas juventudes elaboram dribles epistêmicos que convidam para a composição de outras intelectualidades, não estaríamos rumo às epistemologias das quebradas? Para avançar nestas reflexões, dialogo com ações culturais promovidas por coletivos atuantes nas periferias de duas cidades latino-americanas: Salvador (Bahia, Brasil) e Cali (Valle del Cauca, Colômbia).

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Biografia do Autor

Bruna Pegna Hercog, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia/UFBA, Brasil. Professora substituta na Faculdade de Comunicação da UFBA.

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Publicado

2023-09-01

Como Citar

Hercog, B. P. . (2023). Arte e comunicação para produzir dribles epistêmicos: iniciativas juvenis das “quebradas” de Salvador (Bahia, Brasil) e Cali (Valle del Cauca, Colômbia) . PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 13(25), 35-56. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57664