“A vida acontece no encontro com o outro"

Diários da experiência pedagógica dos Encontros de Saberes

Autores

  • Elaine Monteiro Universiade Federdeal Fluminense
  • Daniel Bitter Universidade Federal Fluminense
  • Edilberto José de Macedo Fonseca Universidade Federal Fluminense
  • Andressa Fouraux Figueira UFF.
  • Gabriela da Silva Pimenta UFF
  • Milena Leão Pereira UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57915

Palavras-chave:

Encontro de Saberes; mestres de tradição, universidade, pedagogia dos encontros

Resumo

O Encontro de Saberes é um amplo movimento presente em várias universidades, cujo objetivo consiste em incluir saberes tradicionais de comunidades afro-brasileiras, indígenas, quilombolas, urbanas, agro-extrativistas, etc., nestas instituições, através da participação de mestres e mestras de tradições como docentes convidados. Seu propósito é tornar a universidade mais diversa e inclusiva, multirracial, multilinguística e pluriespistêmica, por meio  da reformulação de currículos, pedagogias e protocolos administrativos. Neste artigo abordamos a experiência do Encontro de Saberes realizada na UFF, a partir da oferta da disciplina Saberes Negros e Indígenas oferecida em 2022, e exploramos aspectos da pedagogia dos encontros identificados por estudantes, especialmente, a partir dos relatos que  produziram em diários pessoais ao longo do curso, nos quais registraram suas impressões e experiências. Procuramos mostrar o potencial disruptivo desta pedagogia contra e anti-colonial e seu efeito transformador sobre as pessoas envolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Monteiro, Universiade Federdeal Fluminense

Professora Associada do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da UFF.  Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Daniel Bitter, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Antropologia pelo IFCS-UFRJ com Estágio no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (IIUL- SCTE - Lisboa).

Edilberto José de Macedo Fonseca, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto do curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense / Polo Rio das Ostras. 

Andressa Fouraux Figueira, UFF.

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.

Gabriela da Silva Pimenta, UFF

Graduanda em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense.

Milena Leão Pereira, UFF

Graduanda em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense.

Referências

ABREU, Martha Campos e MONTEIRO, Elaine. Patrimônio Imaterial e Afirmação Negra: caminhos e encontros para uma educação antirracista. Cadernos Naui, v. 9, n. 17, jul-dez. 2020.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BENTO, Maria Aparecida Silva. A.; CARONE, Iray (orgs.). Psicologia Social do Racismo. São Paulo: Vozes, 2002.

BITTER, Daniel. Encontro de Saberes. A inclusão de mestres da cultura popular e seus saberes no ensino superior. Revista Páginas, año 14, n. 34, enero-abril, 2022.

CAMBRIA, Vincenzo; FONSECA, Edilberto; GUAZINA, Laize. "With the People": Reflections on Collaboration and Participatory Research Perspectives in Brazilian Ethnomusicology. The World of Music (new series), University of Göttigen, German, v. 4, n. 2, 2015.

CARDOSO, Lourenço. O branco “invisível”: um estudo sobre a emergência da branquitude nas pesquisas sobre as relações raciais no Brasil (Período: 1957-2007). Dissertação [Mestrado]. Faculdade de Economia e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 2008.

CARVALHO, José Jorge de. A política de cotas no ensino superior. Ensaio descritivo e analítico do Mapa das Ações Afirmativas no Brasil. Brasília: Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, CNPQ, Universidade de Brasília, MEC. 2016.

CARVALHO, José Jorge de. Encontro de Saberes e descolonização: para uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

CARVALHO, José Jorge de. O confinamento racial no mundo acadêmico brasileiro. [Série Antropologia, 395]. Brasília: UnB, 2006. Disponível em http://www.dan.unb.br/images/doc/Serie395empdf.pdf Acesso em: 07 fev. 2022.

CARVALHO, José Jorge de; FLÓREZ, Juliana Flórez. Encuentro de saberes: Proyecto para decolonizar el conocimiento universitario eurocéntrico. Nómadas, Universidad Central de Colombia, n. 41, 2014.

CARVALHO, José Jorge de; VIANNA, Letícia. O encontro de saberes nas universidades, uma síntese dos dez primeiros anos. Revista Mundaú, Maceió, UFAL, n.9, p.23-49, 2020.

DIANGELO, Robin J. Não basta não ser racista: sejamos antirracistas. São Paulo: Faro Editorial, 2018.

FALS BORDA, Orlando. Una sociología sentipensante para América Latina. México,: Siglo XXI Editores ; Buenos Aires: CLACSO, 2015.

FERNANDES, Lygia de Oliveira. “Não falo do lugar dos derrotados”: o Encontro de Saberes e suas possibilidades emancipatórias. Tese [Doutorado. em Educação]. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Modernização dos Sentidos. São Paulo: Editora 34, 1998.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: O Reinado do Rosário da Jatobá. [S. l.: s. n.], 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática [vol. 4]. Porto: Edições Afrontamento. 2006

SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o “encardido”, o “branco” e o “branquíssimo”: Raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana. Tese [Doutorado em Psicologia Social]. Universidade de São Paulo, 2012.

SOVIK, Liv. Aqui ninguém é branco. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.

VIANNA, Letícia. O Projeto Encontro de Saberes: Educação Patrimonial e inclusão epistêmica. Revista Com Censo, Brasília, vol. 7, n. 3, p. 202-207, ago. 2020.

Downloads

Publicado

2023-09-08

Como Citar

Monteiro, E., Bitter, D., Fonseca, E. J. de M. ., Figueira, A. F. ., Pimenta, G. da S. ., & Pereira, M. L. . (2023). “A vida acontece no encontro com o outro" : Diários da experiência pedagógica dos Encontros de Saberes. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 13(25), 455-481. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57915

Edição

Seção

25b: Imagens reflexas sobre os Encontros de Saberes no ensino superior