Lá nas matas tem

a experiência de criação compartilhada de cenas fílmicas com mestras e mestres dos Saberes Tradicionais na UFMG

Autores

  • Pedro Aspahan Universidade Federal de Minas Gerais
  • César Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais
  • André Brasil Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57932

Palavras-chave:

Saberes Tradicionais, Performance, Processos de Criação Coletiva no Cinema Documentário, Religiões de Matriz Africana;, História da Diáspora Transatlântica

Resumo

O artigo reflete sobre o processo e a experiência de realização do filme "Lá nas matas tem" ("Autor", Saberes Tradicionais UFMG, 55', 2022), realizado no contexto do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG. O artigo discute a metodologia de trabalho, derivada da proposição de criação compartilhada de cenas fílmicas com mestras e mestres do Reinado do Rosário e da Umbanda. Eles ofereceram um curso ligado às artes das performances tradicionais e foram desafiados a criarem performances para serem filmadas, junto com professores e alunos da UFMG, que resultaram no filme mencionado. O artigo elabora ainda uma reflexão sobre as artes da performance tradicional, analisando o filme e oferecendo um caminho de leitura que articula a centralidade das músicas e dos cantos presentes nas performances com a história da diáspora transatlântica, a espiritualidade e a presença da natureza, nos diferentes modos de expressão das culturas afro-brasileiras, intermediadas pelo cinema documentário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Aspahan, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto do Departamento de Fotografia e Cinema da Escola de BelasArtes da UFMG e Coordenador Audiovisual do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG.

César Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular do DCS-FAFICH e Coordenador Geral do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG.

André Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Associado do Departamento de Comunicação da UFMG e integrante do comitê pedagógico da Formação Transversal em Saberes Tradicionais.

Referências

ALEIXO, Ricardo. Ementa: Saberes Tradicionais: Artes e Poéticas Ancestrais – A Palavra Que Zela & Quem Zela Por Ela. Site Saberes Tradicionais UFMG, 15/03/2022. Disponível em: https://www.saberestradicionais.org/mestras-e-mestres-das-artes-do-reinado-do-rosario-da-umbanda-da-lingua-yoruba-e-da-cultura-de-ifa-darao-cursos-na-ufmg/. Acesso em: 27 fev. 2023.

ALMEIDA, Mauro de. Conflitos ontológicos e verdade pragmática. In: Caipora e outros conflitos ontológicos. São Paulo: Ubu, 2021.

ASPAHAN, Pedro; GUIMARÃES, César. A experiência audiovisual com os Saberes Tradicionais na UFMG. In: SILVA, Rubens Alves da et al (orgs.). Patrimônio, informação e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2020. Disponível em: https://neppamcs.eci.ufmg.br. Acesso em: 27 maio 2023.

BELISÁRIO, Bernard; BRASIL, André. Desmanchar o cinema: variações do fora-de-campo em filmes indígenas. Revista Sociologia e Antropologia, Rio de Janeiro, v. 6, p. 601–634, 2016.

BRASIL, André. Lascas do extracampo. Devires, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 98-117, jan.-jun. 2012.

BRECHT, Bertolt. As cenas de rua. In: Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

CARVALHO, José Jorge de. O Encontro de Saberes nas Universidades. Uma síntese dos dez primeiros anos. Revista Mundaú, n. 9, Encontro de Saberes: Transversalidades e Experiências. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistamundau/article/view/11128. Acesso em: 29 mar. 2023.

CARVALHO, José Jorge de. Sobre o notório saber dos mestres tradicionais nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Brasília: Cadernos de Inclusão, INCTI/UNB/CNPq, 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/32031927/SOBRE_O_NOT%C3%93RIO_SABER_DOS_MESTRES_TRADICIONAIS_NAS_INSTITUI%C3%87%C3%95ES_DE_ENSINO_SUPERIOR_E_DE_PESQUISA?auto=download. Acesso em: 29 mar. 2023.

GUIMARÃES, César et al. Por uma universidade pluriepistêmica: a inclusão de disciplinas ministradas por mestres dos saberes tradicionais e populares na UFMG. Tessituras, Pelotas, v. 4, n. 2, 2016.

MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, UFSM, n. 26, 2003.

MARTINS, Leda. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

PICADO, B.; MENDONÇA, C.M.; CARDOSO FILHO, J. Experiência estética e performance. Salvador: Edufba, 2014.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Equívocos da identidade. In: GONDAR, J.; DONDEBEI, V. O que é memória social? Rio de Janeiro: Contra Capa, 2005.

Downloads

Publicado

2023-09-08

Como Citar

Aspahan, P., Guimarães, C., & Brasil, A. (2023). Lá nas matas tem: a experiência de criação compartilhada de cenas fílmicas com mestras e mestres dos Saberes Tradicionais na UFMG. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 13(25), 529-559. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57932

Edição

Seção

25b: Imagens reflexas sobre os Encontros de Saberes no ensino superior