Lá nas matas tem
a experiência de criação compartilhada de cenas fílmicas com mestras e mestres dos Saberes Tradicionais na UFMG
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57932Palavras-chave:
Saberes Tradicionais, Performance, Processos de Criação Coletiva no Cinema Documentário, Religiões de Matriz Africana;, História da Diáspora TransatlânticaResumo
O artigo reflete sobre o processo e a experiência de realização do filme "Lá nas matas tem" ("Autor", Saberes Tradicionais UFMG, 55', 2022), realizado no contexto do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG. O artigo discute a metodologia de trabalho, derivada da proposição de criação compartilhada de cenas fílmicas com mestras e mestres do Reinado do Rosário e da Umbanda. Eles ofereceram um curso ligado às artes das performances tradicionais e foram desafiados a criarem performances para serem filmadas, junto com professores e alunos da UFMG, que resultaram no filme mencionado. O artigo elabora ainda uma reflexão sobre as artes da performance tradicional, analisando o filme e oferecendo um caminho de leitura que articula a centralidade das músicas e dos cantos presentes nas performances com a história da diáspora transatlântica, a espiritualidade e a presença da natureza, nos diferentes modos de expressão das culturas afro-brasileiras, intermediadas pelo cinema documentário.
Downloads
Referências
ALEIXO, Ricardo. Ementa: Saberes Tradicionais: Artes e Poéticas Ancestrais – A Palavra Que Zela & Quem Zela Por Ela. Site Saberes Tradicionais UFMG, 15/03/2022. Disponível em: https://www.saberestradicionais.org/mestras-e-mestres-das-artes-do-reinado-do-rosario-da-umbanda-da-lingua-yoruba-e-da-cultura-de-ifa-darao-cursos-na-ufmg/. Acesso em: 27 fev. 2023.
ALMEIDA, Mauro de. Conflitos ontológicos e verdade pragmática. In: Caipora e outros conflitos ontológicos. São Paulo: Ubu, 2021.
ASPAHAN, Pedro; GUIMARÃES, César. A experiência audiovisual com os Saberes Tradicionais na UFMG. In: SILVA, Rubens Alves da et al (orgs.). Patrimônio, informação e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2020. Disponível em: https://neppamcs.eci.ufmg.br. Acesso em: 27 maio 2023.
BELISÁRIO, Bernard; BRASIL, André. Desmanchar o cinema: variações do fora-de-campo em filmes indígenas. Revista Sociologia e Antropologia, Rio de Janeiro, v. 6, p. 601–634, 2016.
BRASIL, André. Lascas do extracampo. Devires, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 98-117, jan.-jun. 2012.
BRECHT, Bertolt. As cenas de rua. In: Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
CARVALHO, José Jorge de. O Encontro de Saberes nas Universidades. Uma síntese dos dez primeiros anos. Revista Mundaú, n. 9, Encontro de Saberes: Transversalidades e Experiências. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistamundau/article/view/11128. Acesso em: 29 mar. 2023.
CARVALHO, José Jorge de. Sobre o notório saber dos mestres tradicionais nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Brasília: Cadernos de Inclusão, INCTI/UNB/CNPq, 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/32031927/SOBRE_O_NOT%C3%93RIO_SABER_DOS_MESTRES_TRADICIONAIS_NAS_INSTITUI%C3%87%C3%95ES_DE_ENSINO_SUPERIOR_E_DE_PESQUISA?auto=download. Acesso em: 29 mar. 2023.
GUIMARÃES, César et al. Por uma universidade pluriepistêmica: a inclusão de disciplinas ministradas por mestres dos saberes tradicionais e populares na UFMG. Tessituras, Pelotas, v. 4, n. 2, 2016.
MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, UFSM, n. 26, 2003.
MARTINS, Leda. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
PICADO, B.; MENDONÇA, C.M.; CARDOSO FILHO, J. Experiência estética e performance. Salvador: Edufba, 2014.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Equívocos da identidade. In: GONDAR, J.; DONDEBEI, V. O que é memória social? Rio de Janeiro: Contra Capa, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.