O "Encontro de Saberes" na encruzilhada da extensão
uma política com a pedagogia dos territórios
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57934Palavras-chave:
encontro de saberes, pedagogia do território, curricularização da extensão, pedagogia das encruzilhadas, Praia Grande da CajaíbaResumo
No contexto do debate da curricularização da extensão, ensejado pela Resolução CNE 07 de 2018, este artigo pretende pensar se outra extensão é possível: uma extensão que traga para o interior das universidades outras matrizes de conhecimento, de saberes e de fazeres. Para a reflexão aqui proposta, sobre a construção de uma universidade aberta a outras epistemologias, no âmbito da Extensão, Ensino e da Pesquisa, debruçamo-nos sobre a experiência do trabalho de campo realizado no Módulo Caiçara pelo Encontro de Saberes da UFF em 2018, a legislação pertinente à curricularização da extensão e a crítica à colonialidade presente em nossas universidades. Ao compreender as brechas que a extensão pode ocupar, nos aproximamos da pedagogia das encruzilhadas e da pedagogia do território.
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