O "Encontro de Saberes" na encruzilhada da extensão

uma política com a pedagogia dos territórios

Autores

  • Lúcia Cavalieri Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0003-2443-4308
  • Flávia Salazar Salgado PPG Educação da UFF
  • Johnny Menezes Alvarez Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57934

Palavras-chave:

encontro de saberes, pedagogia do território, curricularização da extensão, pedagogia das encruzilhadas, Praia Grande da Cajaíba

Resumo

No contexto do debate da curricularização da extensão, ensejado pela Resolução CNE 07 de 2018, este artigo pretende pensar se outra extensão é possível: uma extensão que traga para o interior das universidades outras matrizes de conhecimento, de saberes e de fazeres. Para a reflexão aqui proposta, sobre a construção de uma universidade aberta a outras epistemologias, no âmbito da Extensão, Ensino e da Pesquisa, debruçamo-nos sobre a experiência do trabalho de campo realizado no Módulo Caiçara pelo Encontro de Saberes da UFF em 2018, a legislação pertinente à curricularização da extensão e a crítica à colonialidade presente em nossas universidades. Ao compreender as brechas que a extensão pode ocupar, nos aproximamos da pedagogia das encruzilhadas e da pedagogia do território.

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Biografia do Autor

Lúcia Cavalieri, Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP)

Flávia Salazar Salgado, PPG Educação da UFF

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

Johnny Menezes Alvarez, Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2023-09-08

Como Citar

Cavalieri, L., Salgado, F. S., & Alvarez, J. M. (2023). O "Encontro de Saberes" na encruzilhada da extensão: uma política com a pedagogia dos territórios. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 13(25), 403-429. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57934

Edição

Seção

25b: Imagens reflexas sobre os Encontros de Saberes no ensino superior