Encontro de Saberes

o espírito do tempo e o estado da arte de uma proposta de transformação social.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.58015

Palavras-chave:

Encontro de Saberes, Universidade Pluriepistêmica, Revolução

Resumo

Este artigo traz uma atualização do estado da arte do movimento Encontro de Saberes – um movimento de descolonização e contracolonização, visando a pluralidade epistêmica no ambiente da universidade brasileira,  através da inclusão de mestras e mestres dos saberes tradicionais populares, oriundos de sociedades indígenas, comunidades de terreiro, quilombolas, agroextrativistas, grupos urbanos de diferentes culturas e demais povos tradicionais para atuarem como docentes e pesquisadores  nas universidades. Por um lado, observa-se o estado da arte do Encontro de Saberes enquanto movimento de inclusão epistêmica e inovação curricular, complementar e integrado à política de inclusão étnico-racial por meio de cotas na discência, docência, pesquisa e administração da universidade. Por outro lado, observa-se este movimento integrado ao espírito do tempo de processo revolucionário à luz da teoria da revolução de Álvaro Garcia Linera. 

 

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Biografia do Autor

Letícia C. R. Vianna, Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI/UnB/ CNPq).

Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ.

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Publicado

2023-09-07

Como Citar

Vianna, L. C. R. (2023). Encontro de Saberes: o espírito do tempo e o estado da arte de uma proposta de transformação social . PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 13(25), 267-301. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.58015

Edição

Seção

25b: Imagens reflexas sobre os Encontros de Saberes no ensino superior