Imagens reflexas sobre os Encontros de Saberes no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.59374

Palavras-chave:

encontro de saberes, ensino superior, universidades, conhecimentos tradicionais

Resumo

O texto contextualiza e apresenta os artigos e entrevistas que integram o dossiê "Imagens reflexas sobre os encontros de saberes no ensino superior".  Procuramos  articular as ricas experiências relatadas nos artigos com algumas categorias de análise mais gerais, tais como "encruzilhada", "oralitura", "confluência", "escrevivência", dentre outras. Pretendemos, assim, contribuir para a reflexão e problematização desse relevante movimento de aproximação entre as universidades e demais instituições de ensino superior com os mestres e mestras dos saberes e fazeres populares e tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Bitter, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Antropologia pelo IFCS-UFRJ

Wagner Neves Diniz Chaves, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ).

Referências

ANJOS, José Carlos Gomes dos. Território da Linha Cruzada: a Cosmopolítica Afro- -Brasileira. Porto Alegre: UFRGS. 2006.

BISPO DOS SANTOS, Antônio. Colonização, Quilombos: Modos e Significados Brasília: INCTI. 2015.

CLASTRES, Pierre. “Entre silêncio e diálogo”. In: Lévi-Strauss - L’Arc Documentos. São Paulo: Ed. Documentos, pp. 87-90. 1968.

DORNELES, Dandara. “Palavras germinantes: entrevista com Nego Bispo”. Identidade, v.26, n.1-2, pp. 14-26. 2021.

EVARISTO, Conceição. “Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade”. Scripta, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 17-31, 2o sem. 2009.

FALS BORDA, Orlando. Una sociología sentipensante para América Latina / Orlando Fals Borda ; antología y presentación, Víctor Manuel Moncayo. — México, D. F. : Siglo XXI Editores ; Buenos Aires : CLACSO, 2015.

GOLDMAN, Marcio. “‘Nada é igual’: variações sobre a relação afroindígena”. Mana - Estudos de Antropologia Social 27(2), pp. 1-39. 2021.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013

KRENAK, Ailton. “O eterno retorno do encontro”. In: Novaes, Adauto (org.). A Outra Margem do Ocidente, São Paulo: Companhia das Letras, pp 23-32. 1999.

MARTINS, Leda. “Performances da oralitura: corpo, lugar da memória”. Letras, (26), pp. 63–81. 2003.

SANTOS, Margarete Nascimento dos. “Entre o oral e o escrito: a criação de uma oralitura”. BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, n.01, dezembro de 2011.

TUGNY, Rosângela Pereira de; GONÇALVES, Gustavo. Universidade popular e encontro de saberes. Salvador : EDUFBA; Brasília : Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa. 2020.

Downloads

Publicado

2023-09-07

Como Citar

Bitter, D., & Chaves, W. N. D. (2023). Imagens reflexas sobre os Encontros de Saberes no ensino superior . PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 13(25), 251-266. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.59374

Edição

Seção

25b: Imagens reflexas sobre os Encontros de Saberes no ensino superior