O olhar quantificado

educação patrimonial a partir de visitações ao Museu Gama d’Eça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v14i27.63156

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Memória, Patrimônio

Resumo

O presente ensaio visa discutir questões relacionadas à Educação Patrimonial através dos movimentos estabelecidos pela experimentação do espaço museal. Assim sendo, os escritos apoiam-se em dados quantitativos, sendo tabulados em gráficos, trata-se de resultados obtidos por questionários aplicados no ano de 2023 no Museu Gama d’Eça, no município de Santa Maria (RS). Ancorado na bibliografia recente, o estudo não se detém apenas ao relato da experiência, mas também à forma de potência da Educação Patrimonial enquanto produtora de saberes. O trabalho parte de uma pesquisa maior a nível de doutorado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria, circunscrito na linha de pesquisa Memória e Patrimônio.

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Biografia do Autor

Fernando Souto Dias Neto, UFSM

Doutorando em História na Universidade Federal de Santa Maria / UFSM

André Luis Ramos Soares, UFSM

Prof titular Dep. História, coordenador do LASCA, Coordenador da Cátedra UNESCO unitwin em Fronteiras e Migrações - UFSM

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Dias Neto, F. S., & Soares, A. L. R. (2024). O olhar quantificado: educação patrimonial a partir de visitações ao Museu Gama d’Eça. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 14(27), 140-156. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v14i27.63156

Edição

Seção

Dossiê 27: Educação Patrimonial na América Latina: temas, metodologías e enfoque