Suportes de memória
Pesquisa-ação em museologia social: o contexto como regra metodológica
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v14i27.64194Palavras-chave:
arte contextual, pesquisa-ação, museologia socialResumo
Apresentamos reflexões sobre uma atividade de museologia social concebida e realizada na praia de Atafona, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro, pelo Grupo Erosão, com produção da CasaDuna – centro de arte, pesquisa e memória de Atafona. As reflexões se dão a partir de uma pesquisa no campo do patrimônio, tentando pensá-lo para além de sua materialidade, nas relações entre o território e as práticas culturais. Em uma perspectiva crítica às matrizes epistêmicas euro-centradas aplicadas ao campo da cultura, analisamos uma experiência de museologia social que ensaia e enseja novos modos de ação local e de pesquisa ambiental.
Downloads
Referências
ARDENNE, Paul. Um art contextual – creation artistique en milieu urbain en situation d’intervention de participation. Paris: Flamarion, 2017.
BARAD, Karen. Performatividade pós-humanista: para entender como a matéria chega à matéria. Vazantes, v. 1, n. 1, 2017.
BHABHA Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
BUTLER, Judith. Quadros de Guerra - Quando a Vida é Passível de Luto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
FERDINAND, Malcom. Uma Ecologia Decolonial - Pensar a partir do mundo caribenho, São Paulo: Umbu editora, 2022.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. José Reginaldo Santos. O mal-estar no patrimônio: identidade, tempo e destruição. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 28, p. 211-228, 2015.
HARAWAY. Donna. Antropoceno, Capitaloceno, Plantationoceno, Chthuluceno: fazendo parentes. ClimaCom – Vulnerabilidade, Campinas, ano 3, n. 5, 2016. Disponível em: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/antropoceno-capitaloceno-plantationoceno-chthuluceno-fazendo-parentes/
LAMEGO, Alberto Ribeiro. O Homem e o Brejo. Rio de Janeiro: Lidador, 1974.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MBEMBE, Achile. Necropolítica. São Paulo: N-1, 2018.
UNESCO. Indicadores Cultura 2030. Paris, 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.