O Hip-Hop na linha do tiro

Rap noventista e a denúncia estética da necropolítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v15i28.65176

Palavras-chave:

rap, necropolítica, periferia, intersubjetividade

Resumo

O presente artigo argumenta que o rap dos anos 1990, enquanto forma estética constantemente reelaborada, realizou a denúncia da necropolítica no Brasil, abrindo caminho para uma formação intersubjetiva libertadora para a periferia. O artigo sustenta este argumento a partir de uma revisão bibliográfica e dos conteúdos históricos, assim como pela análise de discurso de matriz foucaultiana das letras produzidas no período, uma vez que, para Foucault, os discursos só podem ser compreendidos no interior de formações discursivas que também são sociais. A conclusão é a de que, para além da denúncia, o rap possibilita a produção de uma consciência crítica calcada na noção de periferia, que anuncia uma relação mais diversa com raça, classe, gênero e território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Róbson Peres da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS-UFRGS). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS-UFRGS). Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Enio Passiani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Mestrado Profissional em Segurança Cidadã, todos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

ALVES, Jaime Amparo. Topografias da Violência: Necropoder e governamentalidade espacial em São Paulo. Revista do Departamento de Geografia – USP, v. 22, p. 108-134, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Holocausto. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

BENTES, Anna Christina. De frente para o “campo de batalha”: investigando as relações entre produção textual e contexto local no campo da cultura popular urbana paulista. In: BATTISTI, Elisa; COLLISCHONN, Gisela (org.). Língua e linguagem: perspectivas de investigação. Pelotas: Educat, 2011. p. 59-87.

BERTELLI, Giordano Barbin. Errâncias racionais: a periferia, o rap e a política. Sociologias, Porto Alegre, v. 14, n. 31, p. 214-237, jul. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/sociologias/article/view/34919/22566. Acesso em: 15 ago. 2024.

BOTELHO, Guilherme Machado. Quanto vale o show? O fino Rap de Athalyba-Man e a inserção social do Periférico através do mercado de música popular. 2018. 236 f. Dissertação (Mestrado em Culturas e Identidades Brasileiras) - Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/D.31.2018.tde-11122018-111009. Acesso em: 2020-06-29.

BOTELHO, Guilherme; GARCIA, Walter; ROSA, Alexandre. Três raps de São Paulo: “Política” (1994), “O menino do morro” (2003) e “Mil faces de um homem leal (Marighella)” (2012). Nuevo Mundo Mundos Nuevos, [S.L.], no. 1, p. 1-24, dez. 2015.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Escrita, leitura, dialogicidade. In: BRAIT, Beth (org.). Bakthin: dialogismo e construção de sentido. Campinas: Ed. Unicamp, 2005. p. 265-273.

BROWN, Mano. Um sobrevivente no inferno. Entrevista concedida a Guilherme Henrique; Henrique Santana; Nadine Nascimento. Le Monde Diplomatique Brasil, 28 ago. 2023. Disponível em: https://diplomatique.org.br/um-sobrevivente-do-inferno/. Acesso em: 24 out. 2024.

BURGUESIA: De Menos Crime no Estúdio Showlivre. Publicado por Showlivre. Youtube, 2015. 4:44. Disponível em: https://youtu.be/NBv0XdruSZ8?si=Oz7R_6pRAvPMyKH0. Acesso em: 12 fev. 2025.

CAMARGOS, Roberto. Rap e política: percepções da vida social brasileira. São Paulo: Boitempo, 2015.

CAPÍTULO 4 Versículo 3. Publicado por Racionais TV. Youtube, 2017. 8:08. Disponível em: https://youtu.be/YLa77FGfkY8?si=Lm0t1RLBAHz3L3d6. Acesso em: 12 fev. 2025.

CONSIDERE-SE um verdadeiro preto. [Compositor e intérprete]: DMN. In: Cada vez mais preto, São Paulo: Zimbabwe ; Continental, 1993, 1 LP, faixa 2, lado B.

D'ANDREA, Tiarajú Pablo. A formação dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo. Tese (Doutorado em Sociologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-18062013-095304/en.php. Acesso em: 10 ago. 2024.

DIA de visita. [Compositor e intérprete]: Realidade Cruel. In: REALIDADE Cruel (ao vivo). [Compositor e intérprete]: Realidade Cruel. [S. l.]: Ng2 Music Store. 2020. Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/album/3d5zGxG8wFLzc0pAlE2xTH?si=O0WO5i7RTZqogCW2uDePZw. Acesso em: 25 fev. 2025.

DIAS, Eliane. Entrevista concedida a Carol Teixeira. Revista TPM, São Paulo, 11 nov. 2016. Disponível em: https://revistatrip.uol.com.br/tpm/entrevista-eliane-dias-mulher-de-mano-brown-e-empresaria-do-racionais. Acesso em: 12 fev. 2025.

DUSSEL, Enrique. Ética da Libertação na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

FÓRMULA Mágica da Paz. Publicado por Racionais TV. Youtube, 2015. 10:39. Disponível em: https://youtu.be/ewHxfBtNC8E?si=bt5DYZAnL4rUouc0. Acesso em: 12 fev. 2025.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2004.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2005

GARCIA, Walter. "Diário de um detento": uma interpretação. In: NESTROVSKI, Arthur (org.). Lendo música: 10 ensaios sobre 10 canções. São Paulo: Publifolha, 2007. p. 179-216.

GARCIA, Walter. Elementos para a crítica da estética do Racionais MC’S (1990-2006). Ideias, v. 4, n. 2, p. 81-108, 20 dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649382. Acesso em: 31 Ago. 2020

GARCIA, Walter. Sobre uma cena de "Fim de semana no Parque", do Racionais MC's. Estudos Avançados, São Paulo, v. 25, n. 71, p. 221-235, Abr. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 40142011000100015&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 Ago. 2020.

GATTI, Vanessa Vilas Boas. Súditos da rebelião: estrutura de sentimento da Nova MPB (2009- 2015). Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-22122015- 110930/pt-br.php. Acesso em: 16 set. 2020.

GELEDÉS – Instituto da Mulher Negra. Projeto Rappers. São Paulo: Geledés, [s.d.]. Disponível em: https://www.geledes.org.br/projeto-rappers/. Acesso em: 25 fev. 2025.

GOMES, Fernando Bertani. Escalas da Necropolítica: Um ensaio sobre a produção do ‘outro’ e a territorialização da violência homicida no Brasil. Geografia, Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 21, n.2, p. 46-60, Mai-Ago, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/issue/view/1171. Acesso em: out. 2020.

GUEDES, Maurício. “A música que toca é nós que manda”: um estudo do “proibidão”. Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2007.

ISSO aqui é uma guerra. [Compositor e intérprete]: Facção Central In: VERSOS Sangrentos. [Compositor e intérprete]: Facção Central. [S. l.]: Discovery G1, 1999. Streaming (Spotify). Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/track/77XTtDeV1SljrkeM3TXUsr Acesso em: 25 fev. 2025.

KEHL, Maria Rita. Radicais, Raciais, Racionais: a grande frátria do rap na periferia de São Paulo. São Paulo em Perspec., São Paulo, v. 13, n. 3, p. 95-106, set. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010288391999000300013&lng=en&nr m=iso. acesso em 15 Ago. 2020.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MACEDO, Márcio. Hip Hop SP: transformações entre uma cultura de rua, negra e periférica (1983-2013). In: KOWARICK, Lúcio (org.). Pluralidade Urbana em São Paulo: vulnerabilidade, marginalidade, ativismos sociais. São Paulo: Fapesp; Editora 34, 2016. p. 23-53.

MACHADO, Roberto. Foucault, a ciência e o saber. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaio, Rio de Janeiro, n. 33, p. 123-151, dez. 2016. Disponível em: https://www.procomum.org/wp-content/uploads/2019/04/necropolitica.pdf. Acesso em: 21 out. 2020.

NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

NEGRO Drama: Nada como um dia após o outro dia (Chora Agora). Youtube, 2017. 6:53. Disponível em: https://youtu.be/u4lcUooNNLY?si=C90r0isnaadByp3Z. Acesso em: 12 fev. 2025.

NEGRO, Câmbio. Sub-raça. Youtube, 2024. 4:42. Disponível em: https://youtu.be/LX8Mh2pRhPM?si=gSyZmrpKPfBcyPGS. Acesso em: 12 fev. 2025.

OLIVEIRA, Acauam. 20 anos de “Sobrevivendo no inferno”: entrevista com Acauam Oliveira (UPE), parte 1. Entrevista com Acauam Oliveira (UPE), parte 1. 2019. [Entrevista concedida a] BVPS. Disponível em: https://blogbvps.wordpress.com/2019/07/09/20-anos-de-sobrevivendo-noinferno-entrevista-com-acauam-oliveira-upe/. Acesso em: 26 ago. 2020.

OLIVEIRA, Acauam. O evangelho marginal dos Racionais MC’s. In: MC’s, Racionais. Sobrevivendo no inferno. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. n.p.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

SANTOS, J. R. dos. Épuras do social: Como podem os intelectuais trabalhar para os pobres. São Paulo: Global Editora, 2015.

SUB-RAÇA. [Compositor e intérprete]: Câmbio Negro In: SUB-RAÇA. [Compositor e intérprete]: Facção Central. [S. l.]: Discovery G1, 1995. Streaming (Spotify). Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/track/2r055OFRuqdV7NurFVdeNW. Acesso em: 25 fev. 2025.

TADDEO, Eduardo. A guerra na visão de um favelado. São Paulo: Gringos/Nei, 2012.

TAVARES, Breitner. Geração hip-hop e a construção do imaginário na periferia do Distrito Federal. Soc. Estado., Brasília, v. 25, n. 2, p. 309-327, ago. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 69922010000200008&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 Ago. 2020.

TEPERMAN, Ricardo. Se liga no som: as transformações do rap no Brasil. São Paulo: Claro Enigma, 2015.

VOZ Ativa: Racionais 3 décadas ao vivo. Publicado por Racionais TV. Youtube, 2015. 5:12. Disponível em: https://youtu.be/_m3QRtudraU?si=UxgfdXRUNJZV2BYp. Acesso em: 12 fev. 2025.

Downloads

Publicado

2025-07-07

Como Citar

da Rocha, R. P. ., & Passiani, E. . (2025). O Hip-Hop na linha do tiro: Rap noventista e a denúncia estética da necropolítica. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 15(28), 123-147. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v15i28.65176

Edição

Seção

Dossiê 28: Hip-Hop no Brasil: a produção de sentidos e as transformações da cult