Estudos acadêmicos contemporâneos sobre políticas culturais no Brasil: análises e tendências

Autores

  • Lia Calabre Fundação Casa de Rui Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i7.10392

Resumo

As políticas culturais no Brasil somente se tornaram efetivamente objeto de estudos acadêmicos a partir dos primeiros anos do século XXI. A cultura é um tradicional objeto de trabalho acadêmico, em especial em estudos da antropologia, ou da sociologia, ou ainda formando outros subcampos de conhecimento como o da história cultural, da geografia cultural e da própria antropologia cultural, só para citar alguns exemplos. Algumas das mudanças de análise que ocorreram nas últimas décadas estão ligadas aos novos papéis atribuídos à cultura, mais especificamente, nas sociedades contemporâneas. A proposta deste artigo é a de mapear e analisar, de maneira amostral, algumas das tendências recentes presentes nos estudos acadêmicos sobre políticas culturais. Como essa área está sendo configurada? Em que campos do conhecimento tal problemática vem sendo trabalhada? Em que regiões do país esses estudos mais se evidenciam?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

VI ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Anais – CD Rom. Salvador, UBFA, 2010

VIII ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Anais – CD Rom. Salvador, UBFA, 2012

GEOCAPES. Disponível em: http://geocapes.capes.gov.br/geocapesds/#app=c501&da7a-selectedIndex=0&5317-selectedIndex=0&dbcb-selectedIndex=0. Capturado em 20/11/2014.

RUBIM, Linda; Veira, Mariella e Souza, Delmira de (org.) Enecult 10 anos. Salvador: Edufba, 2014.

SEMINÁRIO Internacional políticas culturais: teoria e práxis. Anais – CD Rom. Rio de Janeiro, FCRB, 2010.

III SEMINÁRIO Internacional políticas culturais. Anais – CD Rom. Rio de Janeiro, FCRB, 2012

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Calabre, L. (2014). Estudos acadêmicos contemporâneos sobre políticas culturais no Brasil: análises e tendências. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (7), 109-129. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i7.10392

Edição

Seção

Dossiê 7b: EBPC