Diário De Bordo: seguindo Blaise Cendrars no Brasil

Authors

  • Luca Forcucci Pesquisador independente

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i12.10449

Abstract

Carnet de Routes (ou Diário de Bordo) inclui a ideia de viagem primeiro como uma metáfora da experiência da obra.  A motivação começa com a observação da prática atual de som nas artes sendo ainda, de alguma forma, um nicho per se. O objetivo reside em levar a prática sônica além, explorando as possibilidades multimodais do som e suas possibilidades plásticas em relação ao espaço, corpo e percepção por meio de composições, instalações sonoras, performances, poesia e escritos. Inclui um aspecto visual e sensitivo do som por meio da performance, onde o autor / compositor delega sua responsabilidade ao público - que, por sua vez, recompõe o som para longe do alto-falante. O material é reconfigurado para explorar as inter-relações de todos os meios disponíveis para a obra em si. Portanto, a obra não é um objeto final per se, mas o resultado da soma, levando, no final das contas, à percepção dentro da mente do público. Explora questões de sorte e acaso, psicogeografia, afeto e personificação.  Nesse sentido, o som pode ampliar situações e campos de possibilidades para além das considerações fenomenológicas e não como um criador de ambiência; em vez disso, é investigado em relação a questões filosóficas e antropológicas sobre interioridade e exterioridade. Em maio de 2016 cheguei ao Brasil. Dois dias depois, a Presidente Dilma Rousseff sofreu um impeachment.  Durante os próximos três meses de protestos nas ruas, suas palavras e seus escritos lentamente entraram na minha mente e nos meus trabalhos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luca Forcucci, Pesquisador independente

Luca studied electroacoustic music with the late Swiss composer Rainer Boesch, he achieved a PhD in Sonic Arts from De Montfort University in UK and a MA in Sonic Arts from Queens University of Belfast. The research was further conducted at University of the Arts of Berlin, INA/GRM Paris (Institut National d’Audiovisuel/Groupe de Recherches Musicales) while investigating at Bibliothèque Nationale de France François Mittérand. At the Brain Mind Institute in Switzerland Luca explored cognitive neuroscience of out-of-body experiences. He regularly lecture in Universities (USP São Paulo, UFRJ Rio de Janeiro, URC California, UdK Berlin, ZhDK Zürich, EPFL Lausanne, SIVA Shanghai). The artworks are presented worldwide on a regular basis (Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica Rio de Janeiro, Festival Multiplicidade Rio de Janeiro, Biennale of Sao Paulo on the invitation of Sarah Washington and Knut Aufermann, Akademie der Künste Berlin, Miller Gallery at Carnegie Mellon University Pittsburgh USA, MAXXI: Museum of XXI Century Arts Rome, Rockbund Museum Shanghai, House for Electronic Arts Basel, Museum of Fine Arts Le Locle). The writings are published by Leonardo Journal, Nature Journal and Springer Press. The compositions are released on Universal, Cronica Electronica in Porto and Subrosa in Bruxelles. The works are in the collections of Djerassi Foundation in San Francisco in the USA, the Swiss National Library in Bern in Switzerland, Red Bull Station in São Paulo in Brazil, Swatch Art Peace Hotel in Shanghai in China.

References

BACHELARD, G. The Poetics of Space. Translated from French by M. Jolas. Boston: Beacon Press, 1992.

BOELLSTORFF, T. Virtuality. Placing the Virtual Body: Avatar, Chora, Cypherg. In MASCIA-LEE, F.E. (ed.). A Companion to the Antropology of the Body and Embodiment. Chichester: Blackwell, 2011.

BÖHME, G., Atmosphere as the Fundamental Concept of a New Aesthetics. Thesis Eleven, 36, 1993, p. 113-126.

BRANDEN, W.J., 1997. John Cage and the Architecture of Silence. October, 81, 1997, p. 80-104.

CASEY, E., S. The Fate of Place: A Philosophical History. Los Angeles: University of California Press, 1998.

KIM-COHEN, S. Against Ambience. New York: Bloomsbury, 2013.

LEBEL, R. Marcel Duchamp. New York: Grove, 1959.

MASSUMI, B. Parables for the Virtual. Durham, NC: Duke University Press, 2002.

MERTON, R. K.; BERBER, E. The Travels and Adventures of Serendipity. Princeton: Princeton University Press, 2004.

OLIVEROS, P. Deep Listening: A Composer’s Sound Practice. Bloomington: iUniverse.com, 2005.

OLIVEROS, P. Sonic Meditations. Sharon, VT: Smith Publications, 1974.

OLIVEROS, P., Sounding the Margins: Collected Writings 1992-2009. Kingston: Deep Listening Publications, 2010.

RICKERT, T. Toward the Chôra: Kristeva, Derrida, and Ulmer on Emplaced Invention. Philosophy and Rhetoric, 2007, 40 (3), p. 251-272.

SANGUIN, A. L. La Géographie Humaniste ou l’Approche Phénoménologique des Lieux, des Paysageset des Espaces. Annales de Géographie, 90(501), 1981, p. 560-587.

VAN ANDEL, P. Anatomy of the Unsought Finding. Serendipity: Origin, History, Domains, Traditions, Appearances, Patterns and Programmability. The British Journal for the Philosophy of Science, 45(2), June Issue, 1994, p. 631-648.

Published

2017-03-22

How to Cite

Forcucci, L. (2017). Diário De Bordo: seguindo Blaise Cendrars no Brasil. PragMATIZES - Latin American Journal of Cultural Studies, (12), 110-122. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i12.10449

Issue

Section

Dossiê 12: Leituras do Mundo: formas de expressão criativas e comunicativas