FÉ MIDIATIZADA? Indagações sobre a abordagem comunicacional da questão religiosa na era das tecnologias digitais em rede

Autores

  • Fernanda Lima Lopes realiza estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i13.10461

Resumo

As novas tecnologias de comunicação digitais e em rede parecem estar onipresentes, invadindo praticamente os mais variados campos da cultura e da sociedade, inclusive os mais tradicionais como o direito, a política, a educação. Diante disso, uma vertente bem recente de estudos de comunicação vem discutindo o conceito de midiatização, procurando enxergar a centralidade da mídia na produção de novas ambiências, novas formas de vida. Neste trabalho, são apresentados alguns desses pontos de vista, mas o principal objetivo é questionar em que medida a noção de midiatização serve de ferramenta teórica a ser aplicada na investigação da relação entre mídia e religião. Incluindo reflexões sobre as particularidades epistemológicas em torno da fé e da espiritualidade, são formuladas questões acerca dos possíveis ajustes e desencaixes da teoria da midiatização como matriz de compreensão dos fenômenos na profundidade e complexidade que tais temas evocam.

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Biografia do Autor

Fernanda Lima Lopes, realiza estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Graduada em Jornalismo pela UFMG. Professora de teorias da comunicação na UNESA/RJ e História da Comunicação na UFRJ.

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Publicado

2018-01-15

Como Citar

Lopes, F. L. (2018). FÉ MIDIATIZADA? Indagações sobre a abordagem comunicacional da questão religiosa na era das tecnologias digitais em rede. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (13), 78-91. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i13.10461

Edição

Seção

Dossiê 13: Cultura e Religião