City view from inside

Authors

  • Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira Escola de Comunicações e Artes da USP

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i14.10471

Abstract

This article tries to articulate the notion of democracy and participation in the perspective of increasing democratic quality. Democratic participation takes place concretely in local space, in the city. From the experience of co-management of a cultural occupation in Ermelino Matarazzo, signed between cultural collectives and the Department of Culture of the Municipality of São Paulo, through an interview with one of the participants of the movement, it is sought to reflect on forms of articulation between representative democracy and participatory democracy, new institutions that allow experimentation, the field of culture being privileged for this.Keywords: City; Democracy; Participatory Democracy; Cultural Policies; Cultural Equipment.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira, Escola de Comunicações e Artes da USP

Docente e pesquisadora no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da USP e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI - ECA - USP. Doutora em Ciência da Informação, área de concentração Informação e Cultura, Linha de pesquisa Ação e Mediação Cultural, pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP, possui graduação em História pela Universidade de São Paulo, Licenciatura em História pela Faculdade de Educação da USP. Atua na área de ação cultural, política cultural e apropriação social da informação. Desenvolve o projeto Que políticas culturais para o século XXI?. Integra o grupo de estudo Humanidades Digitais, no IEA - USP. Ao longo de 2016, no Programa Ano Sabático da Pró-Reitoria de Pesquisa e do Instituto de Estudos Avançados da USP, desenvolveu o projeto de pesquisa Dinâmicas culturais contemporâneas: imbricações entre singularidades, coletivos, tecnologias e instituições culturais na perspectiva do Comum, resultando, entre outros, no filme Dinâmicas, Flutuações e Pontos Cegos.

References

CALVINO, I. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

JORNAL O Estado de São Paulo.'Vou quebrar a sua cara', diz secretário da Cultura de Doria a ativista. 30/05/2017. Acessível em http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,vou-quebrar-a-sua-cara-diz-secretario-da-cultura-de-doria-a-ativista,70001818838. Acesso em 28/09/2017.

LEFORT, C. A invenção democrática.Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

MAIA, H.M. Grupos, redes e manifestações: a emergência dos agrupamentos juvenis nas periferias de São Paulo. Dissertação de mestrado. PUC – SP, 2014.

MARTÍN-BARBERO. Diversidade em convergência. Matrizes, Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicações da ECA – USP, v.8 – nº 2, jul./dez., 2014, p.15-33.

RANCIÈRE, J. O ódio à democracia. São Paulo: Boitempo, 2014.

RIBEIRO, R.J. A boa política. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

SANTOS, B. de Souza. A difícil democracia. São Paulo: Boitempo, 2016.

SANTOS, M. O retorno do território. In: OSAL. Año VI Nº 16 (enero-abril 2005), Buenos Aires, CLACSO, 2005.

Published

2018-05-21

How to Cite

Maciel Barbosa de Oliveira, L. (2018). City view from inside. PragMATIZES - Latin American Journal of Cultural Studies, (14), 108-117. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i14.10471

Issue

Section

Dossiê 14: Práticas socioculturais, patrimônio cultural e territórios