ADVERGAMES: UMA NOVA FORMA DE SE FAZER PUBLICIDADE

Autores

  • Luci Mendes de Melo Bonini Universidade de Mogi das Cruzes
  • Gilbson Fonseca do Nascimento Universidade de Mogi das Cruzes

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i6.10378

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar um advergame, ou game publicitário oferecido ao consumidor que esteja conectado à internet. Os estudos teóricos sobre publicidade na internet ainda estão em processo em construção e a utilização deste tipo de publicidade teve explosão nos últimos anos, mas apesar da ampla propagação da internet, a sua lógica, linguagem e limites ainda não são completamente compreendidos. Os advergames apresentam-se como uma mídia híbrida, uma ferramenta promissora para profissionais da área que enfrentam uma crise na publicidade tradicional. A presente análise atenta para o jogo publicitário "O impossível é possível: minha vida de game" da Coca Cola Zero que conta a história de um jovem buscando tempo para poder estar com os amigos e com a namorada. Algumas questões emergem neste percurso: de que forma o ciberespaço tem sido utilizado para novas plataformas e linguagens publicitárias? Em que medida as narrativas dos games atuais se parecem com as narrativas dos romances na construção do herói? Como os processos sígnicos são construídos para a identificação com o público-alvo no advergame objeto desta pesquisa? Os autores que norteiam este trabalho são: Bakhtin (1997); Castells (2001); Santaella (2002 e 2005); Jung (2008), Correia e Pereira (2009); Nesteriuk (2009); Santaella e Feitoza (2009); Novak (2010); McGonigal (2012); Santaella e Nöth (2012); Mlodinow (2013).Os resultados iniciais nos conduzem a uma compreensão do uso contínuo da referencialidade cotidiana do consumidor jovem, que é um cidadão comum imerso no mundo pós-moderno que tem como o vilão o tempo. A narrativa presente se entrelaça no mundo onde a Coca Zero está inserida para ajudar o cidadão (herói) e instaurar uma realidade em que a felicidade está sempre presente.

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Biografia do Autor

Luci Mendes de Melo Bonini, Universidade de Mogi das Cruzes

Coordenadora do Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes.

Gilbson Fonseca do Nascimento, Universidade de Mogi das Cruzes

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Mogi das Cruzes

Referências

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Publicado

2014-04-01

Como Citar

Bonini, L. M. de M., & do Nascimento, G. F. (2014). ADVERGAMES: UMA NOVA FORMA DE SE FAZER PUBLICIDADE. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (6), 143-155. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i6.10378

Edição

Seção

Dossiê 4:Cultura e Práticas de Consumo