PROJETO CAOS: CONSUMO E NIILISMO EM CLUBE DA LUTA (1999)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v9i17.29243

Palavras-chave:

Sociedade de Consumo, Niilismo, Clube da Luta

Resumo

A sociedade contemporânea se destaca por sua natureza consumista, que de acordo com Lipovetsky (2005), criou um modo de vida centrado nos valores materialistas. Nietzsche, grande crítico da sociedade moderna, em seus estudos afirmava a morte de Deus, evidenciando sua menor influência na sociedade. O vazio na sociedade contemporânea que passa a ser preenchido por valores de consumo, norteando a vida do homem para a apreciação laica do sistema capitalista. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a sociedade de consumo e a concepção niilista presente no filme Clube da Luta (1999) de David Fincher, descrevendo aspectos da teoria niilista de Friedrich Nietzsche que abordam os valores, a moral e a libertação do homem moderno e identificando o discurso crítico do filme sobre as relações de consumo em confronto com a máxima libertária do pensamento niilista.

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Biografia do Autor

Lucas Ribeiro de Carvalho, Centro Universitário UNA

Graduando em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA. Membro do POP - Grupo de Pesquisa em Imagem, Comunicação e Cultura do UNIFIPMoc.

Gustavo Souza Santos, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Doutorando em Desenvolvimento Social (PPGDS) e mestre em Geografia (PPGEO) pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc), coordenador do POP - Grupo de Pesquisa em Imagem, Comunicação e Cultura, N+ - Núcleo de Tendências e Comportamento de Consumo e do NÓS - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Comunicação e Cidades do UNIFIPMoc.

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Publicado

2020-01-19

Como Citar

Carvalho, L. R. de, & Santos, G. S. (2020). PROJETO CAOS: CONSUMO E NIILISMO EM CLUBE DA LUTA (1999). PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 9(17), 239-247. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v9i17.29243

Edição

Seção

Ensaios