Economía y cultura: un estudio aplicado en el municipio de Goiás

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v10i19.40798

Palabras clave:

economía de la cultura, desarrollo regional, municipios

Resumen

Este artículo aborda las relaciones económicas y culturales en una perspectiva de desarrollo local y regional aplicada en el municipio de Goiás, considerado medio en el estado. En 2016, la economía creativa representó aproximadamente el 2.6% del PIB brasileño, además de presentar un crecimiento de alrededor del 70% en los últimos diez años. A mayor inversión pública o privada en este nuevo segmento económico, menor será el flujo migratorio de personas que buscan servicios públicos en grandes aglomeraciones urbanas. En sus diversos idiomas y modalidades, la cultura se ha convertido en un activo simbólico tangible capaz de generar ingresos y empleos, contribuyendo al desarrollo social, humano y sostenible. El propósito de este artículo es discutir cómo la dinámica de la economía y el trabajo local están relacionados con la cultura proveniente del municipio de Goiás.

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Biografía del autor/a

Juliano Castro Silvestre, ITEGO em Artes Basileu França

Professor do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (ITEGO) em Artes Basileu França desde 2013 ministrando aulas no Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica. Foi supervisor de Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios no curso técnico EAD em Administração pelo Pronatec (2016-2018). Professor da Faculdade Noroeste nos cursos de Administração e Ciências Contábeis (2016).Professor Formador da Rede E-Tec Brasil da UAB (2015-2016). Tem experiência na elaboração de material didático para cursos de EAD. Presidente do Conselho Técnico-Científico do Curso Superior em Produção Cênica. Trabalha na elaboração e revisão de Projetos Políticos Pedagógicos de Cursos Técnicos e Tecnológico do ITEGO. Formado em Administração de Empresas pela PUC-GO (2000). É especialista em Marketing pela UFRJ (2002) e em Docência do Ensino Superior pelo SENAC-SP (2018). Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela PUC-GO na linha de pesquisa Economia regional. Consultor e Elaborador de Projetos Culturais. Colaborador da SBPC/GO. Pesquisador na área da Economia da Cultura nos pequenos e médios municípios goianos e sua relação com o desenvolvimento regional. Estudioso do Mercado de Trabalho Profissional em Goiás. Palestrante Educacional.

Aline Tereza Borghi Leite, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2007). Graduada em Ciências Sociais pela UFG e também em Relações Internacionais pela PUC Goiás. Atualmente, é Coordenadora do curso de Relações Internacionais da PUC Goiás. É docente permanente do Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da PUC Goiás. Foi membro do Programa de Direitos Humanos (PDH), ligado à Coordenação de Extensão da PUC Goiás. Entre 2017 e 2018, atuou como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Goiás. Atua como pesquisadora do grupo de pesquisa de Sociologia das Profissões da UFSCar. É pesquisadora líder do grupo de pesquisa de Desenvolvimento, Direitos Humanos e Relações Internacionais do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Relações Internacionais (NUPERI) da PUC Goiás, coordenando o projeto Desenvolvimento, Direitos Humanos e Relações Internacionais: análise de regimes internacionais, politicas públicas e produção de discursos no contexto de reformas e reformulações do papel do Estado. Tem experiência como pesquisadora nos seguintes temas: Relações Internacionais, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Humano, Políticas Públicas para o Desenvolvimento, Organizações Internacionais, Gestão Pública Contemporânea, Economia Política Internacional, Sociologia do Trabalho e Sociologia das Profissões.

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Publicado

2020-09-01

Cómo citar

Silvestre, J. C., & Leite, A. T. B. (2020). Economía y cultura: un estudio aplicado en el municipio de Goiás. PragMATIZES – Revista Latinoamericana De Estudios En Cultura, 10(19), 324-349. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v10i19.40798

Número

Sección

Artigos (em Fluxo Contínuo)