Audiovisual na fronteira Brasil-Paraguai

o papel da UNILA na disputa de imaginários

Autores

  • Kira Santos Pereira UNILA
  • Rynnard Milton Alves Dias Mestrando em Processos Artísticos em Artes Visuais - PPG da Escola de Belas Artes - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i23.53405

Palavras-chave:

fronteira, audiovisual, Disputa de narrativas , Processo Criativo, Imaginários , Memória

Resumo

No presente artigo buscaremos primeiramente problematizar uma das representações hegemônicas sobre a região da fronteira Brasil-Paraguai em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, presente nos noticiários televisivos locais. As complexas relações sociais entre brasileiros e paraguaios na região serão abordadas a partir de autores como Albuquerque, Rabossi, Gomes e Oliveira. Características da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), bem como de seu  curso de Cinema e Audiovisual - em especial sua missão de integração e seu multiculturalismo - serão valorizadas como elementos que possibilitam uma produção audiovisual diversa. Algumas das obras produzidas neste contexto serão analisadas, do ponto de vista temático e formal, observando como é possível promover uma percepção crítica da realidade local, capaz de disputar narrativas. Dentre estas, serão apresentadas algumas produções audiovisuais de Pereira e Dias, autores deste artigo, a partir da perspectiva de sua criação.

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Biografia do Autor

Rynnard Milton Alves Dias, Mestrando em Processos Artísticos em Artes Visuais - PPG da Escola de Belas Artes - UFBA

Graduado em Cinema e Audiovisual - UNILA

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Publicado

2022-09-01 — Atualizado em 2022-09-10

Versões

Como Citar

Pereira, K. S., & Dias, R. M. A. (2022). Audiovisual na fronteira Brasil-Paraguai : o papel da UNILA na disputa de imaginários. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 12(23), 122+164. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i23.53405 (Original work published 1º de setembro de 2022)

Edição

Seção

Dossiê 23: Artes e Culturas nas Cidades