A “redescoberta” da Baixada Fluminense: reflexões sobre as construções narrativas midiáticas e as concepções acerca de um território físico e simbólico

Autores

  • Ana Enne Universidade Federal Fluminense, Departamento de Estudos de Mídia

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v1i4.10356

Resumo

Neste artigo, busca-se pensar a relação entre as concepções acerca de um território urbano – no caso, a Baixada Fluminense – e as construções discursivas produzidas na imprensa carioca e brasileira no decorrer da década de 1990. Analisando matérias jornalísticas que têm como objeto a Baixada, é possível perceber um deslocamento de sentidos acerca da mesma, através dos quais os jornais atuam como agentes legitimadores tanto da memória/passado quanto do projeto/futuro acerca da região. Neste sentido, entendemos que a conformação das identidades está fortemente atravessada pela dimensão da cultura, fazendo com que haja um embaralhamento entre as condições físicas e materiais de um espaço e suas apropriações simbólicas, gerando uma luta permanente em torno do imaginário acerca desse espaço enquanto lugar significado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANTES, Otília. Urbanismo em fim de linha. São Paulo: EDUSP, 2001.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1979.

BOURDIEU, Pierre. “A identidade e a representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de região”. In: O Poder Simbólico. Lisboa: Difel, 1989.

BRIGGS, Asa. “The Sense of Place”. In: The Collected Essays of Asa Briggs. Great Britain: The Harverster Press, 1985.

CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

DUARTE, Eduardo. “Desejo de cidade – múltiplos tempos, das múltiplas cidades, de uma mesma cidade”. IN: PRYSTHON, Angela (org.). Imagens da cidade. Espaços urbanos na comunicação e cultura contemporâneas. Porto Alegre: Sulina, 2006.

ENNE, Ana Lucia. “Fluxos e interações da rede de memória e história na Baixada Fluminense”. Revista Pilares da História, Duque de Caxias, v. Ano II, n. nº 2, p. 37-52, 2003.

ENNE, Ana Lucia. “Imprensa e Baixada Fluminense: múltiplas representações”. Revista Ciberlegenda, n.14, 2004a.

ENNE, Ana Lucia. “Lugar, meu amigo, é minha Baixada”: memória, representações sociais e identidades. Tese de Doutorado em Antropologia Social, PPGAS/MN/UFRJ, 2002.

ENNE, Ana Lucia. “Memória, identidade e imprensa em uma perspectiva relacional”. Revista Fronteiras, Unisinos, v. VI, n. 2, p. 101-116, 2004b.

ENNE, Ana Lucia. “Memória e Identidade Social”. Revista Contracampo, Niterói, v. 6, 2002.

ENNE, Ana Lucia. Umbanda e Assistencialismo: um estudo sobre Representação e Identidade em uma Instituição da Baixada Fluminense. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, PPGAS/MN/UFRJ, 1995.

GOMES, Paulo C., CASTRO, Iná e CORRÊA, Roberto (orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995

FOUCAULT, Michel. “Sobre a Geografia”. In: __________. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: edições Graal, 1986.

HALL, Stuart. Da Diáspora. Belo Horizonte: ED. UFMG, 2003.

HEREDIA, Beatriz Maria Alasia de. “Região regiões: visões e classificações do espaço social”. In: ESTERCI, Neide, FRY, Peter e GOLDENBERG, Mirian (org.). Fazendo Antropologia no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001.

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso. Campinas, SP: Pontes, 1999.

POLLACK, Michael. “Memória e identidade social”. In: Estudos Históricos, 5 (10). Rio de Janeiro, 1992.

RONCAYOLO, Marcel. “Região”. In: Região. Enciclopédia Einaudi, vol. 8. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1986.

SOUZA, Marcelo José Lopes de. “O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento”. In: CASTRO, Iná, GOMES, Paulo C. e CORRÊA, Roberto (orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

VERÓN, Eliseo. A produção do sentido. São Paulo: Cultrix/USP, 1980.

WEBER, Max. “Las Comunidades Politicas”. In: Economia y Sociedad. México: Fondo de Cultura Económica, 1944.

Downloads

Publicado

2013-04-16

Como Citar

Enne, A. (2013). A “redescoberta” da Baixada Fluminense: reflexões sobre as construções narrativas midiáticas e as concepções acerca de um território físico e simbólico. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 1(4), 6-27. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v1i4.10356

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)