LUZ, CÂMERA...INANIÇÃO!: os caminhos do consumo em um seriado sobre dois mundos

Autores

  • Carla Barros Professora do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i6.10374

Resumo

O objetivo do artigo é compreender de que modo são representados diferentes universos sociais e as relações entre classes no seriado A Diarista, exibido pela TV Globo de 2004 a 2007. Na análise das representações que aparecem no seriado – relativas aos mundos dos “pobres” e dos “ricos” – a dimensão do consumo surge como meio privilegiado de expressão de diferenças sociais. O cotidiano da diarista aparece fortemente marcado pelo signo da “carência material”, sendo a personagem penalizada em suas tentativas de ultrapassar barreiras e usufruir do consumo dos “ricos”. Por fim, a análise das representações expressas no seriado é confrontada com um estudo sobre o consumo de empregadas domésticas, onde o papel da empregada se revela como o de mediadora entre dois mundos, permitindo uma “abertura para o consumo” dentro de seu universo social.

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Publicado

2014-04-01

Como Citar

Barros, C. (2014). LUZ, CÂMERA.INANIÇÃO!: os caminhos do consumo em um seriado sobre dois mundos. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (6), 72-84. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i6.10374

Edição

Seção

Dossiê 4:Cultura e Práticas de Consumo