“Cidadania: a gente vê por aqui?” ‘Pedagogia midiática’ e hegemonia no Brasil contemporâneo

Autores

  • Carlos Eduardo Rebuá Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (DOUTORANDO - BOLSISTA CAPES) UNIGRANRIO - PROFESSOR DA GRADUAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i6.10380

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o conceito de cidadania midiaticamente construído, tendo como objeto as Organizações Globo (ou Sistema Globo de Comunicação), maior grupo de comunicações do país e um dos cinco maiores do mundo. Os esforços concentram-se na construção de um arcabouço teórico-analítico, a partir dos conceitos gramscianos de hegemonia e sociedade civil, que permita uma reflexão crítica acerca dos meios de comunicação, notadamente a grande mídia, e seu papel decisivo enquanto aparelho privado de hegemonia que forja, reproduz e legitima interesses de classe, “educando” ideológica e culturalmente as diversas classes e frações de classe da sociedade civil. A hipótese central do trabalho é a defesa de que a visão de cidadania difundida pela Globo corresponde ao projeto liberal de sociedade. Entendendo o liberalismo como um modo de interpretar e construir a realidade social, em outras palavras, como uma ideologia que possui materialidade, elencamos no texto algumas de suas características, legitimadas pela Globo em suas diversas formas de atuação.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Rebuá Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (DOUTORANDO - BOLSISTA CAPES) UNIGRANRIO - PROFESSOR DA GRADUAÇÃO

Professor de História e historiador formado pela UFF. Doutorando em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da UFF (PPGE/UFF). Mestre em Educação pela UERJ (ProPEd). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação da Universidade Federal Fluminense (NUFIPE). Professor da UNIGRANRIO.

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Publicado

2014-07-01

Como Citar

Oliveira, C. E. R. (2014). “Cidadania: a gente vê por aqui?” ‘Pedagogia midiática’ e hegemonia no Brasil contemporâneo. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (6), 184-196. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i6.10380

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)