“A SOCIEDADE ENVELHECIDA, DIANTE DA REPRODUÇÃO SOCIAL E A AÇÃO CONTRA HEGEMÔNICA”
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i7.10394Resumo
A sociedade esta em mutação , influenciada, dentre outros, por fatores decorrentes do Progresso tecnológico ; A globalização e o envelhecimento da população. Os novos paradigmas nos levam a abrir um imenso leque de pesquisa sobre o contemporâneo, todavia o que mais estimula é fazer um exame sobre a sociedade envelhecida , frente ao aumento da expectativa de vida da humanidade e a opção das mulheres em diminuir a fecundidade. A população amadurece e ao longo das próximas décadas , o mundo deverá estar preparado para adaptar-se a esse processo de envelhecimento.
Nesse texto , a nossa analise terá dois rumos, primeiro as atitudes preventivas de nossos governantes, frente as questões das políticas públicas e, segundo, a Reprodução social desses idosos, para a sua sobrevivência e qualidade de vida.
A Reprodução Social, para esse estudo, é a dinâmica do modo de produção necessários a sobrevivência do individuo idoso na sociedade e, através da sua consciência transformadora da natureza , modificar a sua própria realidade . O conhecimento, as novas competências e a autonomia empreendedora, passam ser condições importantes nesse processo.
Palavras Chaves: Globalização; Envelhecimento; Reprodução social; Transformação; Autonomia.
Downloads
Referências
ASCHCRAFT, Richard. Texto: “A analise do liberalismo em Weber e Marx”.
AUGÉ, Marc. “ Por uma Antropologia dos Mundos Contemporâneos”. (Tradução de Clarisse Meireles e Leneide Duarte. RJ, Bertrand Brasil, 1997.
BEOZZO, Jose Oscar e VOLANIN, Cremildo José (Orgs). “ Alternativas à crise , por uma economia social e ecologicamente responsável”. Ed. Cortez, SP, 2009.(Apud : WANDERLEY, Luiz Eduardo W. “ Crise como momento de reflexão e criação”).
BOBBIO, Norberto. “ O conceito de sociedade civil. RJ. Graal, 1982.
CARVALHO, Maria do Carmo Brant (Org), “Teorias da ação em debate”, SP, Ed.Cortez, 1993.
CASTELLS, Manuel. “A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura”. Ed. Paz e Terra. SP, 1999.
CHAIA,Vera e MACHADO ,Eliel (Orgs).Ciencias Sociais na Atualidade (Apud,WANDERLEY,Luiz Eduardo W.. “Existe Sociedade contra hegemonica?), Ed. Tempo e perspectiva, SP,2009
COCCO ,Giuseppe e VILARIM ,Gilvan . “O capitalismo cognitivo em debate” . Rio de Janeiro, 2009
COX, Pamela (Organizadora Presidente), Sumário : “Envelhecendo em um Brasil mais Velho” ; Implicação do envelhecimento populacional sobre crescimento econômico, redução da pobreza,finanças públicas e prestação de serviços.Banco Mundial – LAC, USA, 2011
DAGNINO, Evelina (Org.). “ Sociedade civil e espaços públicos no Brasil : um balanço necessário”. SP, Ed. Paz e Terra/ UNICAMP. 2002.
FLEURY , Sonia. “ O Estado sem cidadãos”. RJ, Fiocruz, 1994.
LESSA, Sergio.Mundo dos homens, trabalho e ser social.SP, Ed. Boitempo, 2002.
LESSA, Sergio. “ Lukács e a ontologia: Uma introdução “. Revista do Instituto de Estudos Socialista, 2001/Outubro -nº (05).
Lessa, Sergio/Tonet, Ivo. “Introdução à Filosofia de Marx”. Debates & Perspectivas, Ed. Expressão Popular, 2008.
MILLS, Wright. Texto : “ O trabalho in A nova classe média; RJ;Ed. Zahar Editores,1969.
NOGUEIRA, Marco Aurelio. “ Um estado para a sociedade civil : temas éticos e políticos da gestão democrática”. SP, Cortez, 2004.
ROCHA, Antonio Sergio. “ O Estado – Nação Europeu frente aos desafios da Globalização- O passado e o futuro da soberania e da cidadania”. Novos estudos – CEBRAP, 43, Nov 95.
SANTOS ,Boaventura de Sousa. “A crítica da governação neoliberal:O Fórum Social Mundial como políticae legalidade cosmopolita subalterna”. Revista Crítica de Ciências Sociais, 72, Outubro 2005: 7-44
SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.) . “ A Globalização e as ciências sociais”. SP, Cortez,2002.
VIEIRA, Liszt. “ Os argonautas da cidadania- A sociedade civil na globalização. Ed. Record, RJ, 2001.
WANDERLEY, Luiz Eduardo W. “ Educação popular metamorfoses e veredas”. Rd. Cortez, SP,2010.
Zeitlin, I. Texto: ”Ideologia Y teoria Sociológica”, Parte III: El Manantial Marxista”
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.