Economia Política da Comunicação e da Cultura: aportes para a formação de um campo disciplinar

Autores

  • Ruy Sardinha Lopes USP

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i10.10421

Resumo

O presente artigo pretende interrogar-se sobre a conformação da Economia Política da Comunicação como um “campo disciplinar” a partir da circunscrição de alguns elementos definidores, a saber: a delimitação do campo e seus objetos de estudo, sua singularidade e seus aportes teóricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruy Sardinha Lopes, USP

Doutor em Filosofia – Professor e pesquisador do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, campus São Carlos. Pesquisador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporânea (NEC-USP) e vice-presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM)-

Referências

BARROS, José A. Uma “Disciplina” – entendendo como funcionam os diversos campos de saber a partir de uma reflexão sobre a História. Revista OPSIS, Catalão, v.11. n.1, jan-jun 2011. Disponível emhttps://www.revistas.ufg.br/index.php?journal=Opsis&page=article&op=view&path%5B%5D=11246&path%5B%5D=9500. Acesso em 20/12/2015.

BOLAÑO, Cesar. A centralidade da chamada Economia Política da Comunicação (EPC) na construção do campo acadêmico da Comunicação: uma contribuição crítica. In BOLAÑO, César (org). Comunicação e a Crítica da Economia Política. São Cristóvão: Editora UFS, 2008.

BOLAÑO, Cesar. Campo aberto: para a crítica da epistemologia da comunicação. Aracaju: Editora do Diário Oficial de Sergipe, no prelo.

BOLAÑO, Cesar. Economia e Televisão: uma teoria necessária. In: BOLAÑO, Cesar (coord.). Economia Política das Telecomunicações, da Informação e da Comunicação. São Paulo: Intercom, 1995.

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu – Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Editora Ática, 1983.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Para uma Sociologia da Ciência. Lisboa: Edições 70, 2004a.

CABRAL, Adilson. Economia política da comunicação no Brasil: terreno fértil para análises maduras. In: BRITTOS, V.; CABRAL, A. (orgs.). Economia Política da Comunicação: interfaces brasileiras. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.

FONSECA, Virginia. A economia política e os estudos de comunicação. Verso e Reverso, Ano XXI - 2007/3 - Número 48. Disponível em http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/versoereverso/article/view/5761/5219 Acesso em 27/12/2015.

HERSCOVICI, A.; BOLAÑO, C; MASTRINI, G. Economía política de la comunicación y la cultura: una presentación. In: BOLAÑO, C.; MASTRINI, G. (eds.). Globalización y Monopolios en la Comunicación en América Latina. Buenos Aires: Biblos, 1999, pp. 9-25.

HERSCOVICI, Alain. A Economia Política da Informação, da Cultura e da Comunicação: questões metodológicas e epistemológicas. Uma apresentação geral. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura. EPTIC online. Vol. V, n.3, set.-dez., 2003. Disponível em http://www2.eptic.com.br/sgw/data/bib/artigos/2a85adf9b67b84eaa166a01b12186e6c.pdf Acesso em 07/12/2015.

HERSCOVICI, Alain. Economia Política da Cultura, da Informação, do Conhecimento e da Comunicação: uma tentativa de definição epistemológica. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura. EPTIC online. Volume 16, n.3, set.-dez, 2014. Disponível em http://www.seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/84 Acesso em 15/12/2015.

JOURNAL of Political and Society Theory. 1 (3): 1–28, 1977. Disponível em http://www.ctheory.net/library/volumes/Vol%2001%20No%203/VOL01_NO3_1.pdf Acesso em 20/11/2015.

LOPES, Ruy S. As mutações do objeto de estudo e a contribuição da EPC para a renovação do campo comunicacional. In: MORAIS, Osvando J. de. (org.). Ciências da comunicação em processo: paradigmas e mudanças nas pesquisas em comunicação no século XXI: conhecimento, leituras e práticas contemporâneas, São Paulo: Intercom, 2014.

MATTELART, Armand; MATTELART, Michele. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.

MCCHESNEY, Robert. The political economy of communication and the future of the field. Media, Culture&Society. January, 2000.

MELO, José M., Vanguardismo nordestino na configuração brasileira dos estudos de Economia Política da Comunicação. In: MELO, J.; MELO, P. B. (orgs.). Economia Política da Comunicação: vanguardismo nordestino. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2013.

MOSCO, Vicent. Economia Política da Comunicação: Uma perspectiva laboral. Comunicação e Sociedade 1, Cadernos do Noroeste, Série Comunicação, vol12(1-2), 1999. Disponível em http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/1440/1370. Acesso em 30/11/2015.

MOSCO, Vicent. La economia política de lacomunicación: una tradición viva. In: ALBORNOZ, L. (comp). Poder, Medios, Cultura: una mirada crítica desde la economía política de la comunicación. Buenos Aires: Paidos, 2011.

MOSCO, Vicent. The political economy of communication. London: SAGE Publications, 1996.

MURDOCK, G.; GOLDING, P. Culture, Communications and Political Economy. In: CURRAN, J.; GUREVITCH, M. Mass Media and Society. London: Arnold, 2000.

ORTIZ, Renato. A procura de uma sociologia da prática. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: EditoraÁtica, 1983.

SMYTHE, D. W. Communications: Blindspot of Western Marxism. Canadian Journal of Political and Society Theory 1 (3): 1–28, 1977. Disponível em http://www.ctheory.net/library/volumes/Vol%2001%20No%203/VOL01_NO3_1.pdf Acesso em 20/11/2015.

SODRÉ, Muniz. Comunicação: um campo em apuros teóricos. MATRIZes, ano 5, nº 2, jan./jul., São Paulo, 2012.

ULEPICC. Carta de Buenos Aires. Ulepicc, 2001. Disponível em http://www.ulepicc.es/web/carta.html Acesso em 20/12/2015.

ZALLO, Ramón- Retos actuales de la economía crítica de la comunicación y la cultura. In: ALBORNOZ, L. (comp.). Poder, Medios, Cultura: una mirada crítica desde la economía política de la comunicación. Buenos Aires: Paidós, 2011.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Como Citar

Lopes, R. S. (2016). Economia Política da Comunicação e da Cultura: aportes para a formação de um campo disciplinar. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (10), 10-19. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i10.10421

Edição

Seção

Dossiê 10: Economia Política da Comunicação e da Cultura na Íbero-América