Comunicação digital e interação social entre jovens: o uso de materiais audiovisuais nas redes sociais

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). http://orcid.org/0000-0003-1815-4457
  • Valmir Mateus Portal dos Santos Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Professor do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v9i17.28220

Palavras-chave:

Audiovisuais, redes sociais, mídia, educação, jovens

Resumo

O estudo apresenta uma revisão sistemática, que analisa as contribuições advindas de pesquisas que investigam o papel desempenhado por materiais audiovisuais, no âmbito da comunicação, distribuídos e acessados em redes sociais. Para tanto, foram selecionadas 32 publicações, disponíveis nas plataformas Scielo e Periódicos CAPES, que se constituem como duas das principais bases de consulta de publicações científicas. Ainda que apresentem diferentes perspectivas de abordagem, todas as publicações selecionadas, estabelecem uma relação entre audiovisuais, redes sociais, jovens e educação, no contexto da comunicação. As produções científicas ponderam, ainda que, essa relação é fundamental no processo de comunicação social, uma vez que caracteriza o contexto das novas relações de interação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Luciano Gevehr, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Doutor em história pela UNISINOS. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da FACCAT. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional.

Valmir Mateus Portal dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Professor do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Graduado em Comunicação Social, especialista em Artes Visuais e mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Professor do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Referências

ADERALDO, Guilhermo; RAPOSO, Otávio. Deslocando fronteiras: notas sobre intervenções estéticas, economia cultural e mobilidade juvenil em áreas periféricas de São Paulo e Lisboa. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre-RS. Ano 22, n. 45, p. 279-305. Jan./jun. 2016.

CANAVILHAS, João; TEIXEIRA, Juliana Fernandes. Descontinuidades do audiovisual na segunda geração de conteúdos jornalísticos para tablets. Observatorio (OBS*) Journal, Lisboa, vol.9 - nº3, p. 001-014. 2015.

CANTÚ, Mariela. Archivos y video: no lo hemos comprendido todo. Cuaderno 52 | Centro de Estudios en Diseño y Comunicación. Buenos Aires. Pp 95-106. 2015.

CARVALHO, Daniel Estima de; FREITAS, Ian de. O Aumento no Acesso à internet por jovens da Base da Pirâmide no Brasil e suas Particularidades. Future Studies Research Journal. São Paulo. V.4, n.2, pp. 132-163, Jul./Dez. 2012.

CHAMPANGNATTE, Dostoiewski Mariatt de Oliveira; NUNES, Lina Cardoso. A inserção das mídias audiovisuais no contexto escolar. Educação em Revista. Belo Horizonte-MG, v.27, n.03, p.15-38. Dez. 2011.

COUTINHO, Iluska; MARINO, Caroline. Ambiente digital como possibilidade para o exercício da contra-hegemonia: Jornalistas Livres, transmissões ao vivo e #GreveGeral. Ponta Grossa-PR. Vol. 4, n.1, p.30 -52. Jan/Jun 2017.

FECHINE, Yvana Carla; BRONSZTEIN, Karla Patriota. Consumo transmídias de conteúdos televisivos: explorações em torno de uma agenda de investigação. Revista Famecos mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre-RS. V. 23, n. 1. Janeiro, fevereiro,março e abril de 2016.

FREIRE FILHO, João; LEMOS, João Francisco de. Imperativos de conduta juvenil no século XXI: a “Geração Digital” na mídia impressa brasileira. Comunicação, mídia e consumo. São Paulo. Vol. 5n. 13 p.11-25. Jul.2008.

GOMES, Bruna Laiene Tomacheski; MONDO, Tiago Savi. A Contribuição das Redes Sociais na Captação de Clientes sob a Percepção dos Gestores Hoteleiros. Revista Brasileira de Marketing – ReMark. São Paulo. Vol. 15, N. 2. Abril/Junho. 2016.

HOLZBACH, Ariane Diniz. A categoria Video of the Year do VMA como construtora das convenções do videoclipe. Rev Famecos (Online). Porto Alegre-RS. V. 24, n. 1. 2017.

JUNG, Carlos Fernando. Metodologia Para Pesquisa & Desenvolvimento Aplicada a NovasTecnologias, Produtos e Processos. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil. 2004.

JUSSANI, Ailton Conde; RIZZI, Julia Pinheiro. Modelagem Estatística para Suportar as Decisões sobre Eficácia de Mídia: Estudo de Caso em uma Empresa de Telecomunicações. Future Studies Research Journal. São Paulo. V.9, n.1, p. 165 – 192, Jan/Abr. 2017.

KIELING, Alexandre S.; GT de Estudos de Televisão. Narrativas digitais interativas e o uso da tecnologia como narrador implícito. Revista FAMECOS. Porto Alegre-RS. V. 19, n. 3, pp. 739-758. Set./dez. 2012.

LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo; SOUZA, Joseane Terto de. Os grupos de referência online como alvo da propaganda. Comunicação, mídia e consumo. São Paulo, ano 8, vol.8 n.22 p. 241-265.Jul.2011.

LIMA, Rafael Rodolfo de; KANEIPP, Valquíria. Profissão youtuber: da segunda tela à cultura fã. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Fortaleza-CE. 29/06 a 01/07/2017.

MAZÁS, Fernando. Apuntes sobre el rol del audiovisual en una genealogía materialista de la representación. Cuaderno 54 Centro de Estudios en Diseño y Comunicación. Buenos Aires. Pp 63-77. 2015

MENEZES, Leonardo Moraes. A realidade construída pela produção documental participativa. Galaxia. São Paulo, n. 26, p. 227-238, dez. 2013.

MIRANDA-VILLANUEVA, Oscar Mario. Formas de interacción entre jóvenes de origen étnico en Monterrey con relatos audiovisuales extranjeros de ficción mediados por los medios de comunicación. Palabra Clave,19(1). Chia, p.211-239. Março de 2016.

MONTAÑO, Sonia. A construção do usuário na cultura audiovisual do YouTube. Revista Famecos mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre-RS. V. 24, n. 2, maio, junho, julho e agosto de 2017.

MUROLO, Norberto Leonardo. Del mito del Narciso a la selfie: una arqueología de los cuerpos codificados. Palabra Clave, 18(3). Bogotá. Pp.676-700. Setembro de 2015.

NETO, Humberto Perinelli; PAZIANI, Rodrigo Ribeiro. Cinema, prática de ensino de história e geografia e formação docente: produção de curtas-metragens – experiências e estudos de caso. Educação em Revista. Belo Horizonte-MG. V.31,n.04,p.279 – 304. Outubro-Dezembro 2015.

NIEDERMAIER, Alejandra. Alquimia de lenguajes: alfabetizacion,enunciacion y comunicacion. Cuaderno 39 Centro de Estudios en Diseño y Comunicación. Buenos Aires. Pp 11-18. 2012.

PIRES, Eloiza Gurgel. A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação. Educação e Pesquisa. São Paulo. V. 36, n.1, p. 281-295. Jan./abr. 2010.

PUHL, Paula Regina; ARAÚJO, Willian Fernandes. YouTube como espaço de construção da memória em rede: possibilidades e desafios. Revista FAMECOS. Porto Alegre-RS. V. 19, n. 3, pp. 705-722. Set./dez. 2012.

RIBEIRO, Regiane Regina; SILVESTRIN, Celsi Brönstrup. Uma abordagem paranaense sobre o consumo cultural juvenil e a convergência midiática: um relato analítico. Comun. mídia consumo. São Paulo. V. 13, n. 37, p. 98-119. Maio/ago. 2016.

ROBLES, Beatriz. De la educación lineal secuencial hacia una pedagogía narrativa audiovisual en la era digital. Cuaderno 39 Centro de Estudios en Diseño y Comunicación. Buenos Aires. Pp 19-27. Jan./Mar. 2012.

RODRIGUES, Marco Aurelio de Souza; CHIMENTI, Paula Castro Pires de Souza; NOGUEIRA, Antonio Roberto Ramos. Métricas, mídias e anunciantes: discutindo a relação. REMark – Revista Brasileira de Marketing. São Paulo. Vol. 13, N. 5. Julho/Setembro 2014.

SANTOS, André Bomfim dos; SILVA, Regina Lucia Gomes Souza e. O Audiovisual publicitário no contexto das mídias digitais: um olhar sobre a prática do advertainment. Em questão Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Porto Alegre-RS. V. 19, n.1, p. 65-83, jan./jun. 2013.

SEDEÑO-VALDELLÓS, Ana María. El álbum visual como nueva forma promocional de la industria de la música: el caso de Let England Shake de PJ Harvey y Seamus Murphy. Palabra Clave. Buenos Aires. Vol. 19, n. 1, pp. 105-132. Março de 2016.

SILVA, Camila Gonçalves; FIGUEIREDO, Vítor Fonseca. Os desafios da educação contemporânea: o ensino de História e o emprego das novas tecnologias. OPSIS. Catalão-GO. V. 13, n. 1, p. 99-119, set. 2013. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/20483>. Acesso em: 11 jul. 2018. doi: https://doi.org/10.5216/o.v13i1.20483.

SQUIRRA, Sebastião Carlos de Morais. Conectividades plenas redimensionam a comunicação contemporânea. Palabra Clave20(1). São Paulo. Pp 162-183. 2017.

TUBENCHLAK, Daniel Buarque; FAVERI, Diego de; ZANINI, Marco Tulio; GOLDSZMIDT, Rafael. Motivações da Comunicação Boca a Boca Eletrônica Positiva entre Consumidores no Facebook. RAC. Rio de Janeiro. V. 19, n. 1, art. 6, pp. 107-126, Jan./Fev. 2015.

VIDAL-GÁLVEZ, José Manuel; TÉLLEZ-INFANTES, Anastasia. El audiovisual como médio sociocomunicativo: hacia una antropologia audiovisual performativa. Palabra Clave. São Paulo. Pp.556-580. 2017.

Downloads

Publicado

2020-01-19

Como Citar

Gevehr, D. L., & Portal dos Santos, V. M. (2020). Comunicação digital e interação social entre jovens: o uso de materiais audiovisuais nas redes sociais. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 9(17), 187-202. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v9i17.28220

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)