Festas Populares na Bahia: Gestão e Dinâmica Identitária

Autores

  • Eduardo Davel Escola de Administração - CIAGS Centro interdisciplinar de desenvolvimento e gestao social - CIAGS Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0003-0610-6474
  • Marcelo Dantas Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v9i17.28284

Palavras-chave:

Festas populares, Identidade, Gestão, Bahia

Resumo

Festas populares são experiências coletivas que expressam a identidade de uma comunidade, de uma sociedade, de um povo. Elas se perpetuam em forma de tradição e se renovam na dinâmica cultural em permanente contemporaneidade. Os conhecimentos existentes sobre as festas populares são multidimensionais: dimensão religiosa, cultural, simbólica, econômica, política, entre outras. Todavia, sabemos pouco sobre sua dimensão organizativa. O objetivo desse artigo é mergulhar no universo das festas populares, em particular nas festas de Salvador, para discutir uma concepção de gestão pautada pela prática da negociação de sentidos - entre os diferentes organizadores da festa - que move a dinâmica identitária. Pensar as festas populares a partir dessa chave interpretativa significa um movimento duplo: de um lado, conhecer a lógica organizativa que explica o florescimento das festas populares e, de outro lado, ampliar nosso entendimento sobre a gestão desse tipo de fenômeno organizacional.

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Biografia do Autor

Eduardo Davel, Escola de Administração - CIAGS Centro interdisciplinar de desenvolvimento e gestao social - CIAGS Universidade Federal da Bahia

Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do CIAGS - Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA). Pós-doutorado em Administração pela Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Ph.D. em Administração pela École des Hautes Études commerciales de Montreal (Canadá). Pesquisador visitante na Graduate Faculty of Political and Social Science da New School for Social Research (New York, EUA). Editor da RIGS - Revista Interdisciplinar de Gestão Social. Pesquisa e publica sobre empreendedorismo cultural, gestão do processo criativo, ensino, metodologia, aprendizagem, cultura e estética nas organizações.

Marcelo Dantas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT

Possui graduação em Comunicação (1982), especialização em Gestão Pública (1991) e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1993) e doutorado em Sociologia - Université de Paris VII - Université Denis Diderot (2000). Trabalha como Professor Adjunto e Gestor de Pesquisa e Pós-Graduação do CECULT Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Experiência nas áreas de Administração, Sociologia, Antropologia e Comunicação, com ênfase em Economia da Cultura, Gestão Cultural, Identidade e Cultura, Gestão das Artes e do Entretenimento, Cultura Organizacional, Diversidade Cultural e Gestão Pública e Social

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Publicado

2020-01-19

Como Citar

Davel, E., & Dantas, M. (2020). Festas Populares na Bahia: Gestão e Dinâmica Identitária. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 9(17), 203-224. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v9i17.28284

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)