Sistema Nacional de Cultura: um estado da arte da produção acadêmica com foco nos estudos de caso de municípios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v10i19.42274

Palavras-chave:

Estado da arte, Sistema Nacional de Cultura, municípios

Resumo

O objetivo deste artigo é tecer um estado da arte das monografias realizadas em cursos de pós-graduação stricto sensu que tenham como temáticas o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e os Sistemas Municipais de Cultura (SMCs). A proposta é obter um panorama geral sobre a produção teórica envolvida, suas áreas de conhecimento, distribuição territorial; bem como observar as características marcantes da política pública que estes estudos apontam no âmbito municipal. Foi possível perceber que, embora estes estudos tenham sido produzidos em contextos diferentes, com objetivos e hipóteses distintos, além de métodos particulares de suas próprias áreas de conhecimento, seus resultados dialogam, mostrando um grau de conformidade nos efeitos de implementação da política nos municípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Guajardo Semensato, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense de Campos (IFF- Campos), Bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará

Alexandre Almeida Barbalho, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará e em Comunicação da Universidade Federal do Ceará

Referências

AQUINO, Rafael Luiz de. As políticas de cultura nos municípios da região metropolitana de Belo Horizonte: Entre os governos Estadual e Federal. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

BARBALHO, Alexandre. Sistema Nacional de Cultura: campo, saber e poder. Fortaleza: edUECE, 2019.

BASTOS, Ana Rita de Jesus. A organização dos Sistemas Municipais de Cultura no Território do Vale do Jiquiriçá - 2007 a 2010. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

BOELL, Adilson. Relações Teóricas e Práticas entre o Sistema Nacional De Cultura e o Programa Territórios da Cidadania do Planalto Norte Catarinense. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional). Universidade do Contestado, Canoinhas, 2014.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Emenda Constitucional nº 71 de 29 de Novembro de 2012. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm acesso em 10/03/2020.

DAVIS, Pedro Gondim. O CPF da cultura – conselho, plano e fundo como instrumentos de governo no processo de institucionalização da “cultura”. Reflexões a partir do caso de Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade. 2002, vol.23, n.79, pp.257-272.

FERREIRA, Thais Caroline. A Participação Social na estruturação da Política Cultural em Oliveira (MG): Uma análise à luz da Sociologia Pragmática. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública). Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.

GONCALVES, Marina Teixeira. A participação social nos Conselhos Municipais de Cultura da Baixada Fluminense. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016.

KUPSKI, Larisse. A Dinâmica do Campo das Políticas Culturais no Município do Rio Grande. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

MELO, Renata Nunes Pereira. A cultura da participação e a participação na Cultura: análise da efetividade da participação social nos Conselhos Municipais de Política Cultural de Fortaleza e Belo Horizonte. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

MELO, Renata Nunes Pereira. Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC – do município de Fortaleza: trajetórias participativas? Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade Estadual Do Ceará, Fortaleza, 2013.

MINC (Ministério da Cultura). Estruturação, Institucionalização e Implementação do SNC. MINC:CNPC:SAI. Dezembro, 2011

MORAIS, Paulo de. Ninguém me reconhece como grande cidadão: desafios da participação em Três Corações. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública e Sociedade). Universidade Federal de Alfenas, Varginha, 2017.

MOURA, José Gledson Nogueira. Políticas culturais e gestão cultural: a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo – SEMUC (2005-2010) de Limoeiro do Norte-CE. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

PASCHOALICK, Jonas Pereira. O Sistema Nacional De Cultura: aspectos contraditórios entre institucionalização e participação no setor cultural de Ribeirão Preto' Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2017.

PEIXE, João Roberto. A importância estratégica do Sistema Nacional de Cultura. In.: MINC (Ministério da Cultura). Estruturação, Institucionalização e Implementação do SNC. MINC:CNPC:SAI. Dezembro, 2011

PT – PARTIDO DOS TRABALHADORES. A Imaginação a Serviço do Brasil. Caderno de Campanha. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.

RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas Culturais entre o possível e o impossível. O público e o privado. Revista do PPG em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará. Nº 9, Janeiro/Junho, 2007.

RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre; CALABRE, Lia. (Orgs). Políticas culturais no governo Dilma. Salvador: EDUFBA, 2015.

SANTOS, Marcelo Augusto de Paiva dos. Políticas culturais, um campo em formação: explorações a partir de metodologias informacionais e cientométricas. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

SEMENSATO, Clarissa Alexandra Guarjardo. As Conferências Municipais de Cultura como estratégia de descentralização e participação para as Políticas Culturais no Brasil: o caso de Campos dos Goytacazes/RJ, 2006. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais). Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos Dos Goytacazes, 2010.

SILVA, Edilson Moura da. O Sistema Nacional de Cultura e a gestão da política cultural em nível municipal: o caso de Abaetetuba. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade da Amazônia, Belém, 2015.

SOARES, Magda Becker; MACIEL, Francisca. A construção do conhecimento. In.: SOARES, Magda Becker; MACIEL, Francisca (orgs). Alfabetização. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2000.

SOUZA, Ana Clarissa Fernandes de. Democracia e compartilhamento da gestão pública de cultura: problematizando a participação social institucionalizada no Sistema Municipal de Cultura de Petrópolis - RJ. Dissertação (Mestrado em Cultura e Territorialidades). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.

VICENTE, Tânia Aparecida de Souza. O Centro de Referência em Políticas Culturais e Gestão. In.: (orgs) CALABRE, Lia; DOMINGUES, Alexandre. Estudos sobre políticas culturais e gestão da cultura: análises do campo da produção acadêmica e de práticas de gestão. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2019.

VITORIA, Jose Ricardo. Análise institucional do Sistema Municipal de Cultura no contexto brasileiro. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2015.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Semensato, C. G., & Barbalho, A. A. (2020). Sistema Nacional de Cultura: um estado da arte da produção acadêmica com foco nos estudos de caso de municípios. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 10(19), 350-379. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v10i19.42274

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)