Cultura do cancelamento

uma análise de Karol Conká no BBB 21

Autores

  • Mariana Rufino Universidade de São Paulo
  • Rosemary Segurado PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i22.51090

Palavras-chave:

redes sociais, big brother brasil, karol conká

Resumo

Partindo de um estudo de caso da repercussão gerada a partir da participação da rapper Karol Conká na vigésima primeira edição do programa Big Brother Brasil, este trabalho investiga a cultura do cancelamento a partir de mecanismos de controle e vigilância à luz da teoria foucaultiana em diálogo com Zuboff. Realiza-se uma breve revisão bibliográfica que traz conceitos que permeiam a ideia de cancelamento. No segundo momento, discute-se reality shows e por fim, debruça-se sobre o caso de Conká durante e após o programa. O presente estudo abordará o debate da vigilância nas redes digitais, além da investigação sobre os impactos da cultura do cancelamento para o campo democrático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Rufino, Universidade de São Paulo

 Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA-USP

Rosemary Segurado, PUCSP

doutora em Ciências Sociais pela PUCSP e pós-doutora em Comunicação Política pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid, Professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUCSP, Coordenadora do Curso de Mídia, Política e Sociedade da FESPSP.

Referências

ADAMATTI, M. M. Crítica de cinema e patrulha ideológica: o caso Xica da Silva de Carlos Diegues. Famecos, Porto Alegre, v. 23, n. 3, set./dez. 2016. Disponível em: bit.ly/2I07RrZ. Acesso em: 16 out. 2020.

ALMEIDA, S. A cultura do “cancelamento” é a antipolítica por excelência. Portal Disparada, [S. l.], s/p, 21 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://portaldisparada.com.br/cultura-e-ideologia/cancelamento-antipolitica/. Acesso em: 20 out. 2020.

BARRETO, Paulo; RIOS, Riverson. Vigiar e punir: a internet e as redes de poder participativo na era da globalização, XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Fortaleza-CE, 03 a 07/09/2012.

BATISTA JUNIOR, João. A escolha de quem participa do Big Brother Brasil não é casual. Desta vez, o programa reuniu um elenco customizado para causar. Debate por encomenda. Revista Piauí, 18 de fev. 2021. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/debate-por-encomenda/. Acesso em: 14 mai. 2021.

Cancel culture is the Macquarie Dictionary‘s word of the year for 2019. 2 dez. 2019. Disponível em: https://bit.ly/34fkJIF. Acesso em: 16 out. 2020.

CHENEY-LIPPOLD, J. A new algorithmic identity: Soft biopolitics and the modulation of control. Theory, Culture & Society, vol. 28, n. 6, p. 164-181, 2011. doi: 10.1177/0263276411424420

CHIARI, Breno da Silva et alli. A cultura do cancelamento, seus efeitos sociais negativos e injustiças. In: Encontro de Iniciação Científica do Centro Universitário Antonio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente. Anais. Presidente Prudente, v. 16, n. 16, s/p, 2020.

COLLAGUAZO-NARVÁEZ, Flor. ¿Qué tipo de activismo se realiza en la red social Facebook?. 2017.

COSTA R. Sociedade de controle. São Paulo Perspec, n. 18, p. 161-167, 2004.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Micropolítica e segmentaridade. In: Mil Platôs (Vol. 3). Rio de Janeiro: Editora 34, 2004. P. 83-115.

DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Editora 34; 1992.

DUNKER, Christian. Quem tem medo do cancelamento? Gama Revista, [S. l.], p. 01, 26 jul. 2020. Disponível em: https://gamarevista.com.br/semana/ta-com-medo/o-medo-da-cultura-do-cancelamento/. Acesso em: 16 out. 2020.

EMICIDA. Principia. Sony Music Entertainment Brasil ltda. sob licença exclusiva de Laboratório Fantasma, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kjggvv0xM8Q&ab_channel=Emicida. Acesso em: 16 out. 2020.

EMICIDA. Twitter post. 01 fev. 2021. Disponível em: https://twitter.com/emicida/status/1356387176917925890. Acesso em: 16 out. 2020.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 2014.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 2009.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes,1997.

HAN, Byung-Chul. A sociedade da transparência. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2014.

ILHEU, Tais. Tema de redação: como funciona a cultura do cancelamento. Guia do Estudante, [S. l.], p. 01, 5 ago. 2020. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/redacao/tema-de-redacao-como-funciona-a-cultura-do-cancelamento/. Acesso em: 16 out. 2020.

KEEN, A. Vertigem digital: por que as redes sociais estão nos dividindo, diminuindo e desorientando? Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

LAZZARATO, M. As revoluções do capitalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL. Reality shows: por quê eles têm tanta audiência? - Programa Le Monde Diplomatique #33. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tiEt8_eZYi8 . Acesso em: 14 mai. 2021.

LORDE, Audre. As ferramentas do mestre nunca vão desmantelar a casa grande. In: Second Sex Conference, The Personal and the Political Panel, New York, 1979. Disponível em: https://www.academia.edu/11277332/LORDE_Audre__As_ferramentas_do_mestre_nunca_v%C3%A3o_desmantelar_a_casa-grande. Acesso em: 20 set. 2020.

MAIS VOCÊ. Twitter post. 24 fev. 2021. Disponível em: https://twitter.com/MaisVoce/status/1364573754228146184

MELLO, Patrícia Campos. Introdução. In: A máquina do ódio: Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MELLO, Patrícia Campos. Por que os brasileiros deveriam ter medo do gabinete do ódio. NY Times, [S. l.], s/p, 4 ago. 2020. Disponível em: https://www.nytimes.com/pt/2020/08/04/opinion/international-world/bolsonaro-gabinete-do-odio.html. Acesso em: 15 mai. 2021.

MOURA, Julia. BBB 21 vira vitrine para marcas mesmo não pagando investimento milionário das empresas. Folha de Pernambuco, 03 de mai. de 2021. Disponível em: https://www.folhape.com.br/cultura/bbb-21-vira-vitrine-para-marcas-mesmo-nao-pagando-investimento/182143/. Acesso em: 14 mai. 2021.

RHEINGOLD, H. Smart Mobs. The Next Social Revolution. Cambridge, MA: Perseus, 2002.

RODA Viva | Emicida | 27/07/2020. [S. l.: s. n.], [2020]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pDV3SGzV3m4&ab_channel=RodaViva. Acesso em: 16 out. 2020.

ROSS, Loretta. I’m a Black Feminist. I Think Call-Out Culture Is Toxic. The New York Times, [S. l.], p. 01, 17 ago. 2019. Disponível em: https://www.nytimes.com/2019/08/17/opinion/sunday/cancel-culture-call-out.html. Acesso em: 16 out. 2020.

SCHWARCZ, Lilia. Filme de Beyoncé erra ao glamorizar negritude com estampa de oncinha. Folha de S. Paulo, [S. l.], p. 01, 2 ago. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/08/filme-de-beyonce-erra-ao-glamorizar-negritude-com-estampa-de-oncinha.shtml. Acesso em: 16 out. 2020.

SIBILIA, Paula. O show do eu. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Discursos sobre regulação e governança algorítmica. Revista Estudos de Sociologia, v. 25, n. 48, 2020.

THE GREAT Hack. Direção de Karim Amer e Jehane Noujaim. Filme original Netflix. 2019 (154 min). Acesso em: 24 jul. 2020.

TV BOITEMPO. Silvia Viana apresenta RITUAIS DE SOFRIMENTO. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gXn8ARNrtjY. Acesso em: 03 jun. 2021.

VIANA, Silvia. Rituais de sofrimento. Sâo Paulo: Boitempo Editorial, 2015.

WORD of the Year. 2019. Disponível em: https://www.macquariedictionary.com.au/resources/view/word/of/the/year/. Acesso em: 16 out. 2020.

ZUBOFF, Shoshana. Big Other: capitalismo de vigilância e perspectivas para uma civilização de informação. In: BRUNO, Fernanda (org.). Tecnopolíticas da vigilância – perspectivas da margem. São Paulo: Boitempo, 2018.

Downloads

Publicado

2022-03-02

Como Citar

Mariana Rufino, & Rosemary Segurado. (2022). Cultura do cancelamento: uma análise de Karol Conká no BBB 21. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 12(22), 616-640. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i22.51090

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)