Estética e resistência em rede na cena do Teatro das Oprimidas

Autores

  • Maria Bernardete Toneto Universidade de São Paulo
  • Marcos Horácio Gomes Dias Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i22.51149

Palavras-chave:

Teatro do Oprimido, Relações de gênero, Mulher, Rede Ma(g)dalena, Resistência

Resumo

O objetivo deste artigo é contextualizar o surgimento do Teatro Madalena no debate sobre os direitos das mulheres e na cena artística brasileira Este artigo pretende entender como a luta pelo direito e pela a inclusão é possível por meio da arte, mesmo quando a realidade e os momentos são desfavoráveis. Serve também para pensarmos quais as escolhas que são feitas nesse projeto, quais propostas e os discursos que foram privilegiados.

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Biografia do Autor

Maria Bernardete Toneto, Universidade de São Paulo

Maria Bernardete Toneto é doutoranda em Ciências, linha de pesquisa em Comunicação e Cultura, pelo Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina, da Universidade de São Paulo (Prolam/USP). Possui Mestrado em Integração da América Latina (Prolam/USP), Especialização em Docência no Cenário do Ensino para a Compreensão (Universidade Cidade de São Paulo) e Graduação em Comunicação Social- Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. È professora de pós graduação e graduação no Centro de Estudos Latino-americano em Cultura e Comunicação (Celacc/USP), Universidade Mackenzie e Universidade São Judas Tadeu. É coordenadora de projetos educacionais na Faculdade Paulus de Comunicação (Fapcom).

Marcos Horácio Gomes Dias, Universidade São Judas Tadeu

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Possui Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo, USP, Especialização em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, USP. É professor de pós-graduação e graduação no Centro Universitário Assunção (UNIFAI) e Universidade São Judas Tadeu (USJT)e no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS).

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Publicado

2022-03-02

Como Citar

Toneto, M. B., & Dias, M. H. G. (2022). Estética e resistência em rede na cena do Teatro das Oprimidas. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 12(22), 191-218. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i22.51149

Edição

Seção

Dossiê 22 - Coletivos culturais - resistências, disputas e potências