Diversidade socioeconômica no consumo e rendimento do setor cultural no Brasil

uma análise de insumo-produto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v14i26.61080

Palavras-chave:

setor cultural, consumo, insumo-produto

Resumo

O setor da cultura representa um eixo relevante para a economia brasileira em termos de fomento e desenvolvimento econômico, por conseguinte, este trabalho visa examinar como este segmento está dividido em relação aos diferentes perfis familiares de consumo. Os grupos familiares são categorizados de acordo com gênero, cor da pele e renda. Adicionalmente, observa-se o impacto no setor cultural, e em toda a economia, de um choque positivo na demanda final do setor, em termos de emprego, produto e renda, através da abordagem de insumo-produto. Os principais resultados mostram que o grupo familiar de renda alta, a despeito de compreender um número relativamente menor de indivíduos, é responsável por mais da metade do consumo de bens e serviços culturais e artísticos. Ademais, dentro desse grupo de alta renda, o perfil que mais consome é o das famílias de principal responsável homens brancos. O grupo familiar de renda média, apesar de possuir pouco mais da metade dos indivíduos, representa apenas 36,5% do consumo em cultura. O grupo de renda baixa, representando o menor percentual dos três grupos de renda, constitui somente 7,25% do consumo total. No que concerne ao choque positivo na demanda final do setor cultural, houve um acréscimo de R$ 1,025 bilhão no segmento cultural e de R$ 1,593 bilhão em toda a economia, em termos de produção. Em relação aos postos de trabalho, tal choque positivo na demanda final do setor cultural é responsável por gerar 29.191 novos empregos no setor da cultura, e 33.076 empregos adicionais na economia como um todo. No que tange a variação dos rendimentos do setor cultural, houve um aumento de 324 milhões, e na economia a adição foi de 439 milhões. Por fim, no que diz respeito a relevância para a economia, e para o setor cultural, das doze tipologias de famílias, foi constatado que em termos de produção e emprego, os consumos mais expressivos são os das famílias de principal responsável homens brancos de renda alta, e os menores são observados entre as famílias de principal responsável mulheres brancas de renda baixa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lília Vitória Oliveira dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste (2023). 

Danyella Juliana Martins de Brito, PPGECON/UFPE

Doutora em Economia pelo CEDEPLAR-UFMG. Professora do PPGECON/UFPE/CAA.

Marcus Vinícius Amaral e Silva, PPGECON/UFPE

Doutor em Economia pelo PPGE/UFJF. Professor do PPGECON/UFPE/CAA.

Referências

ALMEIDA, André Porfírio de. Valoração de ícones artísticos do museu do Senado Federal do Brasil: uma análise da relação entre valor econômico e cultural. [Mestrado em Ciências Contábeis]. Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

ALMEIDA, Carla Cristina Rosa de; LIMA, João Policarpo Rodrigues; GATTO, Maria Fernanda Freire. Expenditure on cultural events: preferences or opportunities? An analysis of Brazilian consumer data. Journal of Cultural Economics, v. 44, n. 3, p. 451-480, 2020.

ALMEIDA, Patrícia Silva de; ROSSIGNOLI, Marisa. Economia da cultura: Enfoque prospectivo sobre o seu desenvolvimento econômico sustentável e a adequação do fomento da política cultural nacional. Revista Jurídica Luso-Brasileira, v. 5, n. 3, p. 1517-1552, 2019.

AMESTOY, Victoria María Ateca. El capital humano como determinante del consumo cultural. Estudios de Economía Aplicada, v. 27, n. 1, p. 87-110, 2009.

BENHAMOU, Françoise. Economia do patrimônio cultural. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2016.

BERSANI, Humberto. Aportes teóricos e reflexões sobre o racismo estrutural no Brazil. Revista Extraprensa, v.11, n.2, p. 175-196, 2018.

BRASIL. Lei nº 8.313/1991, de 23 de dezembro de 1991. Lei de Incentivo à Cultura. Ministério da Cultura, Brasília, DF, 25 nov. 2022. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8313compilada.htm . Acesso em: 26 set. 2023.

BRASIL. Portaria nº 2, de 18 de janeiro de 2023. Homologar os projetos culturais relacionados a fase de obtenção de doações e patrocínios. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 2, p. 57. 18 jan. 2023. Seção 1.

DINIZ, Sibelle Cornélio; MACHADO, Ana Flávia. Analysis of the consumption of artistic-cultural goods and services in Brazil. Journal of Cultural Economics, v. 35, p. 1-18, 2011.

GONÇALVES, Renata. Quando a questão racial é o nó da questão social. Revista Katálysis, v. 21, n. 3, p. 514-522, 2018.

GRIJÓ, Eduardo; BÊRNI, Duilio de Avila. Metodologia completa para a estimativa de matrizes de insumo-produto. Teoria e Evidência Econômica, v. 14, n. 26, 2006.

GUILHOTO, Joaquim José Martins. Análise de insumo-produto: teoria e fundamentos. Munich Personal RePEc Archive, 2011.

JULIÃO, Helena Vicentini; DIB, Aline Michelle; OLIVEIRA, Letícia Trevizolli de. Desigualdade de gênero no mercado de trabalho e as formas de enfrentamento alicerçadas na OIT. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 24482-24499, 2021.

KLAMER, Arjo. Value of culture. In: TOWSE, R. (ed.). A Handbook of cultural economics. Cleltenham: Edward Elgar, 2003. p. 465-469.

LLOP, Maria; ARAUZO-CAROD, Josep-Maria. Identifying the economic impact behind a cultural asset: an input–output subsystems analysis. The Annals of Regional Science, v. 49, n 3, p. 861–877, 2012.

MACHADO, Ana Flávia; CARDOSO, Débora Freire; MICHEL, Rodrigo Cavalcante; MELO, Gabriel Borges Vaz de; GUIMARÃES, Alice Demattos. Efeitos da COVID-19 na economia da cultura no Brasil. Revista Econômica do Nordeste, v. 53, n. 1, p. 124-136, 2022.

MARTINS, Tiago Costa; OLIVEIRA, Victor Silva; GUINDANI, Joel Felipe; SILVA, Marcela Guimarães. Política e economia da cultura: a alocação dos recursos públicos municipais. Revista Eptic, v. 17, n. 2, 2015.

MINC - Ministério da Cultura (Brasil). Lei Rouanet: MinC libera quase R$ 1 bilhão em recursos bloqueados no primeiro mês de gestão. Disponível em: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/lei-rouanet-minc-libera-quase-r-1-bilhao-em-recursos-bloqueados-no-primeiro-mes-de-gestao . Acesso em: 26 set. 2023.

NERI, Marcelo Cortês. Qual foi o impacto imediato da pandemia do Covid sobre as classes econômicas brasileiras? Rio de Janeiro: FGV Social, 2020. p. 15.

PAGLIOTO, Bárbara Freitas; MACHADO, Ana Flávia. Perfil dos Frequentadores de Atividades Culturais: O Caso nas Metrópoles Brasileiras. Estudos Econômicos, v. 42, n.4, p.701-730, 2012.

PEREIRA, Fernanda Souza. Ensaios sobre as estruturas de consumo e de rendimento do setor de bens e serviços culturais no brasil. Dissertação [Mestrado em Ciências Econômicas]. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.

PEREIRA, Fernanda Souza; SILVA, Marcus Vinícius Amaral; BRITO, Danyella Juliana Martins. The economic contribution of the cultural sector in Brazil: an input–output approach with different income groups. Creative Industries Journal, 2023.

PONTE, Lucivânia Filomeno; MATTOSO, Cecilia Queirós. Capital cultural e o consumo de produtos culturais: as estratégias de consumo de status entre mulheres da nova classe média. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 6, p. 18-33, 2014.

SILVA, Marcus Vinícius Amaral; BRITO, Danyella Juliana Martins. O impacto de choques no setor cultural brasileiro: uma análise de emprego e renda à luz dos cortes orçamentários. Nova Economia, p. 1249–1275, 2019.

TOHMO, Timo. Economic impacts of cultural events on local economies: an input–output analysis of the Kaustinen Folk Music Festival. Tourism Economics, v. 11, n. 3, 431–451, 2005.

TOLILA, Paul. Cultura e economia: problemas, hipóteses, pistas. São Paulo: Iluminuras, 2007.

VIVANT, Elsa. O que é uma cidade criativa? São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012.

Downloads

Publicado

2024-09-04

Como Citar

Santos, L. V. O. dos, Brito, D. J. M. de, & Silva, M. V. A. e . (2024). Diversidade socioeconômica no consumo e rendimento do setor cultural no Brasil: uma análise de insumo-produto. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 14(26), 278-302. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v14i26.61080